Ads Top

Prefeitura de João Pessoa aplica 12,9 mil doses de imunizantes em Dia D de Multivacinação

 


A Prefeitura de João Pessoa aplicou 12.904 doses de imunizantes no Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, realizado no último sábado (20), para atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes até 15 anos. A campanha se estende até o próximo dia 9 de setembro nas Unidades de Saúde da Família (USF), policlínicas municipais e Centro Municipal de Imunização (CMI).

Além da atualização vacinal para o público infanto juvenil, adultos também se imunizaram contra a Influenza e Covid-19 no Dia D de Multivacinação na Capital. Do total de doses administradas no último sábado (20), 2.804 (21,7%) correspondem à vacina contra a poliomielite (VIP ou VOP); 4.679 (36,2%) são do calendário básico de imunização das crianças e adolescentes; 3.341 (25,9%) da Influenza e 2.080 (16,1%) da Covid-19.

“A Secretaria Municipal de Saúde tem se empenhado em fazer esse chamamento para que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para receberem as doses das vacinas que estão em atraso e atualizarem seu cartão de imunização”, destacou Alline Grisi, diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa.

Os imunizantes estão disponíveis, de segunda a sexta-feira, nas USF (de 7h às 11h e de 12h às 16h), policlínicas municipais (de 7h às 17h) e no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre (de 8h às 16h). O responsável deve levar o cartão de vacinação da criança ou do adolescente, que será avaliado pelos profissionais de saúde para determinar quais esquemas vacinais são necessários atualizar ou iniciar.

Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Para receber o imunizante da Poliomielite será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade, considerando o esquema básico de vacinação com VIP (D1, D2 e D3), sendo atualizada a caderneta em caso de esquemas em atraso ou não iniciado. Já as crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias) que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.