Prefeitura intensifica trabalho de eliminação dos focos do Aedes aegypti nos cemitérios públicos
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nesta quinta-feira (27), uma operação de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti nos cemitérios públicos da capital. Com a proximidade do Dia de Finados, lembrado na próxima quarta-feira (2), as equipes compostas por agentes de endemias têm como objetivo acabar com o maior número de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.
Até a próxima segunda-feira (31), os agentes devem visitar os cemitérios Senhor da Boa Sentença, Santa Catarina, Cristo, São José e Penha. Estas ações específicas de prevenção à dengue são mais um reforço a uma ação maior no combate à doença, onde as equipes da Vigilância Ambiental, com seus agentes de endemias e comunitários, têm realizado visitas a locais públicos e residências, com orientações à população e a aplicação de larvicidas para eliminar os possíveis focos.
Dengue – A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou grave, inclusive podendo levar à morte. Em primeiro momento, a dengue se manifesta por meio de uma febre alta, variando entre 39°C e 40°C, de início abrupto, que geralmente dura entre dois e sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Perda de peso, náuseas e vômitos são sintomas comuns da dengue. Na fase febril inicial da doença, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.
Atendimento – Quem apresentar os sintomas da dengue deve procurar sua Unidade de Saúde da Família de referência e, nos casos considerados como mais graves, é necessário a busca por assistência em uma porta de urgência, a exemplo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou hospitais que atuam como porta aberta para casos de urgência.
Foto: Reprodução Google.
Nenhum comentário: