Alunos do Projovem Urbano fazem roda de conversa sobre importância da participação popular
Os alunos que fazem parte da turma do Projovem Urbano, no Bairro das Indústrias, debateram na noite desta quinta-feira (16) a importância da participação cidadã, através das ferramentas que facilitam o envolvimento do povo na construção de políticas públicas para a cidade. O encontro aconteceu na Escola Municipal de Ensino Infantil Deputado Edmer Tavares de Albuquerque.
Thiago Diniz, que está à frente da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), foi convidado para falar sobre o assunto e expor como funciona a ferramenta participativa e o valor cidadão que tem a participação de cada morador de João Pessoa. Além disso, o gestor apresentou resultados sobre o que já foi conquistado através da participação popular.
“Foi um momento de troca de conhecimento entre os jovens, que já estudam sobre cidadania e direitos. Ressaltei a importância de que, em coletivo, eles podem se reunir para fazer suas demandas. Também expliquei qual o papel dos conselheiros municipais, dos articuladores, de como as regiões são divididas e que cada um deles têm representante”, afirmou.
Como as novas eleições para conselheiros devem acontecer neste primeiro semestre, o secretário convidou os alunos a fazerem parte do processo, escolhendo seus representantes e divulgando as ações coletivas. “É muito importante levar este assunto para as salas de aulas. Foi, de fato, um encontro muito positivo. E com a aproximação das novas eleições, esses jovens podem – e devem – participar também”, disse Diniz.
A professora Elloise Lourenço enfatizou que é gratificante que os alunos tenham uma disciplina sobre cidadania, pois eles ficam cientes de seus direitos e deveres.
“Procuramos sempre destacar que exercer a cidadania é essencial, assim como incentivar a participação popular pois, através dela, podemos auxiliar no processo de tomada de decisões e mudanças para o bem-estar da sociedade”, afirmou a professora. Ela acrescentou que na disciplina Participação Cidadã, os alunos discutem e constroem um plano de ação comunitária, propondo melhorias para seus bairros e comunidades.
Foto: Reprodução Google.
Nenhum comentário: