Ads Top

Governadores do Nordeste se reúnem com ministros Wellington Dias e Márcio Macêdo e discutem políticas de assistência social e participação popular



Os governadores e governadoras do Nordeste se reuniram, na tarde desta sexta-feira (28), no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, com os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência). Na ocasião, os representantes do governo federal discutiram com os gestores estaduais programas voltados ao combate à fome, à inserção no mercado de trabalho e abastecimento de água.


Ainda foi apresentado aos governadores, o calendário das plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo do governo federal, que terá início no dia 11 de maio na Bahia. Na Paraíba, o evento será realizado no dia 13 de maio.


Na ocasião, o governador da Paraíba e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), João Azevêdo, destacou a importância do diálogo permanente com o governo federal para a resolução das demandas regionais. “O Consórcio cumpre mais uma vez o o seu papel de trazer as discussões do país para o interesse dos estados, com pautas importantes, a exemplo das energias renováveis, de políticas de assistência social e de fortalecimento da democracia, o que coroou nosso evento com extremo êxito”, observou.


O ministro Wellington Dias afirmou que o encontro foi uma oportunidade de apresentar um caminho de integração ainda maior com os governadores do Nordeste. “Vamos trabalhar para celebrar dois importantes pactos, o Nordeste sem Fome, dentro do Brasil sem Fome; e pela Inclusão Socioeconômica, por meio da qualificação, com emprego, empreendedorismo e formação de cadastro reserva para que pessoas do Cadastro Único tenham a carteira de trabalho assinada e a chave de seu negócio, tendo acesso ao emprego e renda. Nós ainda vamos liberar R$ 230 milhões para a construção de 36 mil cisternas nessa primeira etapa no Nordeste”, explicou.


O ministro Márcio Macêdo destacou a ação efetiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de restabelecer o pacto federativo com a união com todos os estados e sociedade civil. “Nós queremos fazer essa construção de mãos dadas para que possamos gerar emprego e renda e isso se faz conjuntamente. Sabemos da importância do Consórcio Nordeste e queremos recuperar a participação social, com a realização de 27 plenárias estaduais para mobilizar a sociedade e debater as propostas para o PPA para que o povo coloque as suas impressões digitais no planejamento do país”, comentou.


Também estiveram presentes na reunião com os ministros, os governadores Elmano de Freitas (Ceará), Carlos Brandão (Maranhão), Rafael Fonteles (Piauí), Fábio Mitidieri (Sergipe), as governadoras Raquel Lyra (Pernambuco) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, a senadora Augusta Brito (Ceará) e o deputado federal Damião Feliciano (Paraíba).


Foto: Reprodução Google. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.