Ads Top

‘Lei Paulo Gustavo’: Secult-PB abre reuniões por segmento na próxima segunda-feira



As duas primeiras reuniões com segmentos culturais da Paraíba, para coleta de sugestões e demandas, com vistas à implementação da Lei Paulo Gustavo  vão ocorrer, na segunda-feira (17), nos turnos da tarde e noite.


Às 14h, o secretário Pedro Santos, junto com a equipe da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-PB), abre a sala da plataforma digital e a transmissão pelo canal da pasta no YouTube ((https://www.youtube.com/c/secultparaiba) para ouvir os segmentos ‘Livro, leitura, literatura, bibliotecas e museus’ e ‘Teatro, dança, circo e artes integradas’.


Esses grupos levarão suas demandas para o debate sobre o modelo de aplicação dos recursos previstos pela Lei Complementar 195/2022, conhecida como ‘Lei Paulo Gustavo’ (LPG). Tudo o que for demandado será sistematizado pela relatoria dos encontros e passará pelo crivo jurídico da Secult-PB e Governo do Estado, com base nas regulamentações federal e estadual da LPG, que ainda não foram divulgadas. 


Coordenados pelo Conselho Estadual de Política Cultural, por meio do Comitê Consultivo da Lei Paulo Gustavo na Paraíba, essas reuniões virtuais acontecerão até 24 de abril (com intervalo no feriado e fim de semana, dias 21, 22 e 23).


O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, explica que por terem a finalidade de colher propostas, ideias e sugestões para os editais que serão lançados no âmbito da LPG, essas reuniões são fundamentais para a construção de uma regra que atenda aos segmentos, respeitando os preceitos jurídicos, e que possibilite uma aplicação mais ágil. 


A expectativa é que estados e municípios recebam aproximadamente R$ 88 milhões da LPG. “A nossa tarefa agora é definir estrategicamente a aplicação desse recurso. Por isso é fundamental a participação de quem está na ponta, vivenciando o dia a dia da produção cultural. São essas pessoas que irão nos auxiliar a definir onde e como os recursos deverão ser aplicados”, explicou.



Cronograma de reuniões

17/04/2023 – 14h

Livro, leitura, literatura, bibliotecas e museus.

meet.google.com/ias-ecra-aty

17/04/2023 – 18h

Teatro, dança, circo e artes integradas.

meet.google.com/tuf-toxa-nef

18/04/2023 – 14h

Artesanato e habilidades manuais.

meet.google.com/syb-ryzf-afo

18/04/2023 – 18h

Audiovisual.

meet.google.com/jfk-pknk-jta

19/04/2023 – 14h

Música, técnica e produção cultural.

meet.google.com/bds-xmnf-fje

19/04/2023 – 18h

Economia criativa e solidária, pontos e pontões de cultura.

meet.google.com/npi-qmhn-urg

20/04/2023 – 14h

Artes visuais e fotografia.

meet.google.com/png-jrfi-zwf

20/04/2023 – 18h

Patrimônio, culturas populares e culturas tradicionais.

meet.google.com/mpn-srow-upd

24/04/2023 – 14h

Artistas de periferias e artistas negras e negros.

meet.google.com/not-skjo-jkf

24/04/2023 – 18h

Juventudes, mulheres, pessoas com deficiência e lgbtqiapn+.

meet.google.com/nrt-tcdm-art


Foto: Reprodução Google. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.