Ads Top

Cabedelo promove Mostra Interna de Dança com espetáculos das turmas infantil, juvenil e do Balé Jovem



Desde a última terça-feira (25), a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), está promovendo a Mostra Interna da Escola de Dança/2023 do município. As duas primeiras noites foram realizadas em uma superestrutura montada no Centro Cultural Mestre Benedito, e o evento se estenderá até a próxima sexta-feira (28) no Teatro Santa Catarina.


A Mostra teve início com a apresentação das turmas de base do infantil na primeira noite e nesta terça-feira (26) a continuidade do evento se deu com a performance das turmas intermediárias do juvenil. Já o balé jovem municipal encerrará a Mostra com o espetáculo "Broadway o Show - Uma memória musical", nestas quinta- e sexta-feira (27 e 28) no Teatro Santa Catarina.


"A Mostra tem esse objetivo de ser um festival estudantil e de levar ao público - geralmente formado pelos pais e familiares dos bailarinos - a vivência do trabalho pedagógico e artístico que foi produzido pela escola neste primeiro semestre, além de servir para as avaliações técnicas do corpo docente da escola com relação aos alunos que poderão representar nossa cidade em outros eventos. O ensino da dança existe há mais de 30 anos no município, porém, somente em 2021 a gente conseguiu sistematizar isso como política pública. E assim surgiram vários projetos, como intercâmbios de alunos e professores, representações em festivais, etc", destacou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.


Com mais de 200 bailarinos atuando nas duas noites iniciais, a Mostra também é vista pela Escola de Dança Municipal  como um grande observatório técnico. A diretora geral Saniele Cipriano detalha sobre o evento e também falou sobre o processo de criação das próprias bailarinas.


"Nesta edição não conseguimos apresentar junto com os grupos de teatro, pois estes ainda estão em fase de conclusão de seus espetáculos. Agora é importante destacar que essa Mostra se diferencia do Festival porque tem temas livres - envolvendo dança contemporânea, o jazz musical e a parte clássica - e com algumas composições solos e duos criadas pelas próprias alunas", afirmou Saniele.


Os bailarinos da escola enxergam como uma grande oportunidade para possíveis participações em mostras e festivais e, na ocasião, também se entregam e se declaram à arte da dança.


"Eu danço desde pequena e o balé faz parte da rotina da minha vida, pois hoje não há mais como separar a Maria Rosa da dança. É um prazer, a primeira vez numa apresentação solo, numa performance em que eu apresento a ideia de uma bailarina que não para mesmo diante de quaisquer circunstâncias. Assim como eu na vida", comentou a adolescente Maria Rosa, que está há 2 anos na Escola de Dança e apresentou o solo "Imparável".


 


Maria de Lourdes (do Intermediario I) está há 7 anos na Escola e comentou com entusiasmo e gratidão sobre o esforço das alunas e sobre o apoio ao balé do município.


"Estou aqui na escola há 7 anos e a cada apresentação se torna mais gratificante para mostrar o resultado dos nossos esforços e de quanto a gente pratica. Importante dizer também do apoio por parte da Prefeitura. Essa Mostra de semestre, por exemplo, já é uma grande conquista nossa. É com muita alegria que vemos a coreografia encorpando e o esforço de cada bailarina", concluiu a bailarina, que integrou as coreografias "Memória do Corpo" e "Siga", respectivamente, Clássico livre e Dança contemporânea.


Programação – Hoje é amanhã (27 e 28), a programação segue, desta vez no Teatro Santa Catarina, às 20h, com o Show Broadway – “Uma Memória musical”, que propõe uma viagem dançante ao universo de musicais da Broadway, revivendo singles mundiais que marcaram a memória afetiva de gerações.


O espetáculo é encenado pelo Ballet Jovem de Cabedelo, com Direção Geral do Professor e Bailarino Rafael Luiz, e composto por coreografias assinadas pelo próprio Professor e pelos Coreógrafos Lucas Mendes (SP) Gilberto Melo.


Foto: Reprodução Google. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.