Ads Top

Três meses sem Sophia: do desaparecimento à exoneração da vice-diretora da escola da menina; o que se sabe sobre o caso



Era uma tarde ensolarada, tranquila e cheia de alegria no pequeno distrito de Roma, na cidade de Bananeiras, Brejo paraibano, quando a pequena Ana Sophia Gomes dos Santos, vestiu uma de suas melhores roupas, colocou um belo laço nos cabelos cacheados e saiu para brincar na casa de uma amiguinha, que morava vizinho à sua casa. O caminho era o mesmo quase todos os dias e, por isso, a saída da menina de 8 anos não preocupou os pais e nem as irmãs.


Mas, naquela terça-feira, 4 de julho, um fato mudou toda a história daquela família. Todos esperavam por Sophia, como sempre faziam. A tarde, no entanto, passou e logo chegou o anoitecer e ela não voltou para casa. Foi o início de uma trajetória desesperadora que, nesta quarta-feira, 4 de outubro, completa três meses.


Sem conseguir saber do paradeiro da criança, a primeira atitude da família foi acionar a polícia e, imediatamente, as buscas começaram. Um dia, dois, três. Uma semana, duas, três. Um mês, dois, três. Até hoje Ana Sophia continua sumida e a suspeita da equipe investigativa que cuida do caso é de que ela não está mais viva e seu corpo deve estar enterrado em algum lugar ainda não sabido.


A informação mais recente é que a Prefeitura de Bananeiras exonerou a vice-diretora da escola João Paulo II, onde Sophia estudava. A professora é esposa de Tiago Fontes, principal suspeito de envolvimento no caso do sumiço da menina. A Justiça já decretou a prisão de Tiago à pedido da polícia e ele é considerado foragido.


O ClickPB faz, hoje, uma retrospectiva sobre o caso Ana Sophia para relembrar a história e revelar o que já se sabe sobre o desaparecimento.


1º dias de buscas


Ana Sophia, de 8 anos, saiu para brincar, no Distrito de Roma, em Bananeiras, no dia 4 de julho e desapareceu. A menina estava usando um vestido florido azul e um laço rosa na cabeça. 


2º dia de buscas


O Corpo de Bombeiros usou mergulhadores para fazer buscas a menina Sophia Gomes dos Santos em um açude que fica próximo ao Distrito de Roma, em Bananeiras. Os homens do Corpo de Bombeiros fizeram uma busca minuciosa no açude atingindo toda a parte mais profunda do local e não encontraram nada que levasse a crer que a menina estivesse lá.


3º dia de buscas


A Polícia Civil realizou uma perícia no dia 7 de julho na casa do vizinho de Ana Sophia Gomes. Além da casa do vizinho, onde Sophia esteve antes de desaparecer, os procedimentos periciais também foram feitos na residência da menina. 


5º dia de buscas


O Corpo de Bombeiros deu início no dia 9 de julho ao procedimento de estouro controlado do açude de pequeno porte no distrito de Roma, município de Bananeiras, para saber se a menina Ana Sophia, de 8 anos, morreu afogada no local. Nada foi encontrado.


10º dia de buscas


As polícias Civil e Militar cumpriram no dia 14 de julho um mandado de busca e apreensão em uma pousada no distrito de Roma, em Bananeiras, local onde a menina Ana Sophia Gomes dos Santos desapareceu. A pousada, alvo dos policiais, fica por trás da casa da menina. Os agentes de segurança chegaram ao local após denúncias dando conta de que a criança poderia estar lá. De acordo com as informações, a pousada seria uma casa de prostituição.


15º dia de buscas


A operação do Corpo de Bombeiros nas buscas por Ana Sophia Gomes dos Santos, de 8 anos, não pararam. No dia 19 de julho a procura continuou e vários pontos foram vasculhados. Um dos locais alvos da busca foi um poço que fica em uma casa na vizinhança onde a família da menina mora, no distrito de Roma, em Bananeiras.


24º dia de buscas


Missão Sophia. Este é o nome da nova força-tarefa da Polícia Civil da Paraíba, que tem o objetivo de descobrir o que aconteceu com a menina de 8 anos, desaparecida há 24 dias no distrito de Roma, em Bananeiras. Ao todo, dez policiais foram designados exclusivamente para a investigação do caso. 


1º mês sem Sophia


Os investigadores envolvidos na busca de desvendar o desaparecimento de Ana Sophia Gomes dos Santos, de 8 anos, já colheram depoimentos de 44 pessoas ao longo da apuração dos fatos que cercam o caso.


De acordo com a delegada Maíra Roberta, porta-voz da denominada 'missão Sophia', que é uma força-tarefa para investigar o caso, revelou que a ação policial no intuito de desvendar o o desaparecimento da menina não para de trabalhar.


2º mês sem Sophia


A chefe de gabinete da Delegacia Geral da Paraíba, a delegada Maíra Roberta, gravou um vídeo para esclarecer que as diligências continuam sendo feitas e os detalhes do inquérito não podem ser revelados até a elucidação do fato.


3º mês sem Sophia:


O condomínio de luxo Águas da Serra, em Bananeiras, afastou o porteiro citado nas investigações do desaparecimento de Ana Sophia, no distrito de Roma, no município. A medida, segundo o condomínio, é para manter a segurança dos condôminos.


Informações


Quem tiver alguma informação sobre Ana Sophia Gomes dos Santos, deve ligar para o Disque Denúncia da Polícia Civil pelo número 197, ou para o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), no número 99110-6577. 


CanalPB com ClickPB


Foto: Reprodução Google. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.