Ads Top

Sessão especial Câmara de Bayeux comemora os 20 anos da Fundação Dom Hélder Câmara


A Câmara de Bayeux realizou nesta quinta-feira (24), uma sessão especial em alusão aos 20 anos da Fundação Dom Hélder Câmara. O evento foi proposto pelo vereador Lico Cunha, que tem sido um parceiro da instituição ao longo dos anos.

De acordo com Raimunda Maria da Cruz, Coordenadora Pedagógica da instituição, a Fundação foi criada em 04 de outubro de 1999, pela Congregação das Irmãs de Caridade, com a missão de ofertar para os bairros do Mario Andreazza e Comercial Norte oficinas temáticas desportivo-culturais, além de uma consciência crítica a respeito da sociedade, bem como um apoio na área educacional.

Para Raimunda, o amor e a dedicação são marcas fundamentais da Fundação ao longo dos anos. “A gente coloca sempre muito amor, muita iniciativa com as famílias, principalmente no trabalho desenvolvido com as crianças”, disse.

A Fundação atende atualmente mais de 500 pessoas. São beneficiados crianças, adolescentes e idosos. Mas a rede de atendimento se estende também as famílias dos alunos, fazendo com que os beneficiados superem o número de mil pessoas. São oferecidas atividades artísticas, culturais, esportivas e educacionais em oficinas que acontecem no contraturno escolar. Além disso, há um trabalho social através de importantes parceiros da instituição.

A Irmã Joanita que é administradora da Fundação disse que a mais importante missão é preparar as crianças para um futuro melhor, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do tempo. “Pra gente, apesar das dificuldade que enfrentamos diariamente, nunca desistimos dessas crianças e adolescentes”, ponderou.

Sobre a homenagem prestada pela Câmara, a religiosa se disse imensamente agradecida e acrescentou que não esperavam tamanho reconhecimento. “Foi muito, muito maravilhosa essa ação da Câmara. Sempre que precisamos contamos com o apoio dos vereadores. Mas a gente não esperava esse reconhecimento. Ficamos muito felizes por essa homenagem, por esse reconhecimento”, comemorou.

O Vereador Lico afirmou que não é possível dimensionar a contribuição da Fundação Dom Hélder Câmara. “Essa instituição cuida dos anciãos, das crianças. Tem duas escolas, tem centro de convivência para melhor idade, ginásio poliesportivo. Não tem como dimensionar o tamanho da contribuição da entidade”.

Para o presidente da Câmara, vereador Jefferson Kita, é fundamental reconhecer o papel relevante da Dom Hélder e de outras instituições que beneficiam imensamente ao povo de Bayeux. “São 20 anos da Fundação. É importante frisar a relevância da instituição para o povo de Bayeux, especificamente para os moradores do Mário Andreazza. É importante valorizar entidades como esta e outras organizações que sem fins lucrativos fazem tanto pela cidade”, concluiu.

Foto: Jhonn Alves

Ascom Câmara de Bayeux

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.