Ads Top

Indicador nacional aponta Educação de Cabedelo como uma das mais eficientes do estado da Paraíba


A cidade de Cabedelo segue se destacando no Estado com números que comprovam o trabalho de reconstrução e o projeto de desenvolvimento executado pelo governo municipal. O trabalho tem elevado os indicadores sociais do município portuário com investimentos em Educação, Saúde, Infraestrutura, Ação Social, Segurança Pública, valorização do funcionalismo e geração de emprego e renda.

Apesar da desigualdade regional apresentada principalmente no Nordeste, os números apresentados pela Prefeitura Municipal refletem o esforço que o município de Cabedelo tem empreendido na gestão do prefeito Vítor Hugo para ofertar Educação de qualidade para todos aqueles que encontram-se em idade escolar. É o que diz a última edição nacional do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgada pela Comunidade Educativa Cedac, na última semana.

De acordo com o Índice, Cabedelo desponta com um dos mais eficientes sistemas públicos de ensino dentre os municípios paraibanos, ficando atrás, apenas, na Região Metropolitana, da capital João Pessoa. Com o índice IOEB de 4,0 em 2019, Cabedelo registra o maior crescimento da série histórica, criada em 2015, quando iniciou com de 3,7 pontos naquele ano.

Em 2017, esse número caiu para 3,6 pontos, saltando para os indicadores atuais na atual gestão, demonstrando os avanços conquistados pela equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, comandada pela professora Márcia Oliveira.

“Os números apresentados pelo IOEB refletem o trabalho que tem sido realizado para que a cidade de Cabedelo cresça, se desenvolva e evolua em seus indicadores sociais através da ferramenta mais importante que há para a verdadeira inclusão social, que é a Educação. Temos feito grandes investimentos para melhorar o nosso sistema municipal de ensino, vamos seguir investindo e dando condições para que a nossa Educação cresça ainda mais e forme os cidadãos e cidadãs que formarão a Cabedelo do futuro”, disse o prefeito Vítor Hugo.

Sobre o IOEB – O IOEB é um indicador que considera não apenas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), resultado de aprendizagem divulgado a cada dois anos pelo governo federal, mas também outras variáveis de acesso, como a oferta de vagas em creche e pré-escola, a formação de professores, a experiência dos diretores de escola e a quantidade e crianças e adolescentes que não estão matriculados na escola.

Criado em 2015 por dois ex-funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, Reynaldo Fernandes, ex-presidente, e Fabiana de Felicio, ex-diretora de estudos educacionais do órgão, o índice IOEB leva em consideração aspectos do nível socioeconômico das famílias dos estudantes, dentre outros requisitos que vão além daqueles aferidos pelo próprio IDEB.

O objetivo principal do IOEB é dar aos gestores ferramentas para que as três esferas governamentais, governo federal, estadual e municipal, trabalhem em regime de colaboração para melhorar o atendimento do sistema educacional para todos os moradores em idade escolar daquela cidade.

Secom Cabedelo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.