Ads Top

Cabedelo disponibiliza vacinas do Programa Nacional de Imunização diariamente em suas Unidades de Saúde

 


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio do Setor de Imunização e das Unidades de Saúde da Família (USF), tem disponibilizado à população cabedelense gratuitamente todas as vacinas constantes no Programa Nacional de Imunização (PNI).

O PNI dispõe de vacinas para os públicos infantil, adolescente, adulto e idoso e, desde 2013, tem sofrido uma redução na procura dos imunizantes. Em consequência disso, há um maior risco para a população com relação às doenças que já haviam sido erradicadas e que estão voltando a ser diagnosticadas no Brasil, como por exemplo o sarampo e a poliomielite.

Com exceção da BCG – que é aplicada Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa às segundas e quintas-feiras, das 8h às 14h e às terças-feiras na USF João Roberto Borges –  e da Tríplice viral, que é feita com agendamento em todas as Unidades, todas as outras vacinas do PNI são aplicadas diariamente em todas as Unidades de Saúde da Família do município, de segunda a sexta-feira.

Para conscientizar a população quanto aos benefícios da imunização, o Ministério da Saúde, a Fiocruz e a Secretaria de Estado da Saúde estão implantando em 25 municípios paraibanos, incluindo Cabedelo, o Projeto Piloto Estratégia para reversão da baixa cobertura vacinal, que se estenderá até 2025, com palestras nas USF’s e divulgações para que a população entenda os avanços alcançados com a implantação do PNI na saúde.

Além das campanhas informativas, os agentes comunitários de saúde, durante as visitas domiciliares, estão verificando a situação do cartão de vacina das crianças para encaminhar à USF aquelas que estiverem com o calendário em atraso.

Outro avanço significativo no município foi a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), no qual são implantados todos os atendimentos realizados nas unidades de saúde, incluindo a vacinação, e em qualquer unidade ou município em que o usuário for atendido, se interligado ao sistema, terá acesso às informações do usuário, mesmo sem apresentar o cartão de vacina.

“Cabedelo dispõe de todas as vacinas para a população. A procura tem sofrido redução, mas o problema não tem sido falta de vacinas, precisamos que a população volte a ver a importância da vacinação na erradicação das doenças”, reforçou a Coordenadora da Imunização em Cabedelo, Missania Moreira.

O Calendário Básico de Vacinação brasileiro é aquele definido pelo PNI e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país. Atualmente é constituído por 19 vacinas recomendadas à população, desde o nascimento até a terceira idade.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.