Ads Top

Processo seletivo para Escola do Teatro Bolshoi é iniciado com capacitação de professores

 


O processo seletivo 2023 para alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa buscarem vagas na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil já começou. Na tarde desta quarta-feira (13), a primeira etapa foi realizada com uma capacitação para professores de Educação Física e Artes, que serão responsáveis por identificar os talentos dos estudantes, na faixa de 9, 10 e 11 anos.

Durante todo este ano, a meta da Prefeitura de João Pessoa é selecionar 600 crianças nascidas entre os anos de 2010 e 2012. Destas, 20 devem participar da fase final em Joinville (SC), que contará com concorrentes de todo Brasil buscando as 40 vagas (20 meninos e 20 meninas) na Escola do Teatro Bolshoi.

Nesta primeira etapa, a coordenadora do processo seletivo do Bolshoi, Silvana Albuquerque, esteve em João Pessoa e orientou os profissionais da Rede Municipal de Ensino as técnicas necessárias para identificar crianças com talento para ingressar na escola.

“A formação de hoje vai possibilitar aos profissionais terem um olhar apurado para selecionar as crianças num universo de 100 escolas. Serão 600 participantes e 20 deles estarão na final em Joinville. Não é uma escolha aleatória, existe uma técnica, um olhar para a articulação, para musculatura e outras técnicas necessárias para que a criança tenha sucesso no Bolshoi”, explicou Silvana.

A secretária executiva de Educação e Cultura da Capital, Luciana Dias, esteve presente na capacitação e destacou o cuidado tomado pela gestão durante este processo seletivo do Bolshoi, já que mexe com o sonho de muitas crianças.

“A gente tem muito cuidado, carinho, atenção e conversamos durante todo o processo. As seleções contam com atividades lúdicas, onde são observados os critérios solicitados pela escola. Fazemos tudo para que em momento algum elas percam o sonho. As crianças que não forem selecionadas não irão participar do Bolshoi, mas poderão dançar, fazer cursos e participar de diversas atividades, inclusive ingressar na Companhia Municipal de Dança de João Pessoa”, explicou.

Sucesso - A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi, que foi iniciada em 2002, também durante uma gestão do prefeito Cícero Lucena, foi retomada no ano passado. Atualmente, cinco estudantes selecionados da Rede Municipal de Ensino estão em Joinville.

Todas as despesas são custeadas pela Prefeitura. Os alunos recebem cuidados por uma mãe social e todo o apoio necessário para se desenvolverem durante os 8 anos de duração do curso.

Foto: Dayse Euzébio.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.