Ads Top

Alberto Bakana e Mô Lima abrem Arraiá do Litoral na Praça Getúlio Vargas

 


Foram dois anos sem poder arrastar o pé na Praça e sentir todo o clima junino que toma conta de Cabedelo nessa época. Este ano, o Arraiá do Litoral voltou a ser realizado de forma presencial e levou à Praça Getúlio Vargas, nesta quinta-feira (23), um grande público que foi conferir a abertura oficial da festa.

Na programação do palco principal foram os shows de Alberto Bakana e do sanfoneiro Mô Lima que deram o tom da primeira noite.

O Arraiá do Litoral segue nesta sexta-feira (24), com atrações locais no Casarão do Padre e o arrasta pé do palco principal vai ficar por conta da banda Forró da Live e do sanfoneiro Osmídio Neto.

Os festejos da véspera de São João tiveram início no Casarão do Padre - Espaço Criativo, com a apresentação musical do Trio Pé de Serra de Zé do Forró abrilhantando a noite das famílias que visitaram a Vila do Cabedelo.

No pavilhão multicolorido, foi a Quadrilha Junina Expresso do Litoral quem deu o tom da festa com a alegria contagiante dos quadrilheiros retornando ao cenário cabedelense depois de um longo período sem festa.

No bairro do Renascer também teve São João. Por lá, apresentaram-se as bandas Stylo Ousado e Alberto Bakana que encerrou a noite com muita agitação. A festa aconteceu na Rua Raul Seixas (ao lado da Projecta).

Nos dias 28 e 29 de junho, a programação de shows retorna à Praça, com as aguardadas atrações principais, Calcinha Preta e o cantor Zé Vaqueiro, respectivamente. Com eles, também apresentam-se a cantora Fabiana Souto, no dia  28; e a banda Stylo Ousado, no dia 29.

Já nos dias 25, 26 e 27, a Praça será palco de apresentações de grupos culturais e artistas da terra, selecionados via editais da Secretaria de Cultura. (Programação completa abaixo).

Ao fazer a abertura da festa, o secretário de Cultura Igobergh Bernardo - representando o prefeito Vitor Hugo Castelliano - agradeceu a presença do público, destacou o caráter tradicional e cultural da programação, que também se estendeu aos outros bairros e que busca, prioritariamente, o resgate das festas e memórias juninas.

"É com muita alegria que, depois de dois anos, abrimos o Arraiá do Litoral do jeito que encerramos lá em 2019, com as famílias cabedelenses prestigiando; com os comerciantes vendendo muito bem; e com o autêntico forró nordestino e a cultura nordestina pulsante presente em tudo. Convidamos a todos que gostam de forró, que querem curtir uma festa tranquila e segura, com uma variedade gastronômica impressionante e com atração musical para todos os gostos, que venham pra Cabedelo", destacou Igobergh.

O VI Arraiá do Litoral (Edição 2022) vai envolver cerca de 323 artistas; 60 ambulantes e comerciantes; e 40 empreendedores criativos. Para os artistas que voltaram a cantar com o público fazendo coro, após dois anos de evento virtual, a emoção de ver todos dançando e prestigiando a festa era indescritível.

Alberto Bakana teve o privilégio de realizar dois shows numa só noite em Cabedelo e destacou a importância desse momento.

"Só tenho muita gratidão à Prefeitura de Cabedelo, pois os artistas passaram um período muito difícil sem ver esse público maravilhoso acompanhando nosso trabalho. E pra mim é duplamente gratificante poder abrir os festejos no Centro e ainda fazer um segundo show encerrando os festejos no bairro do Renascer abrilhantando esse Arraiá do Litoral que está de parabéns pela estrutura", afirmou o cantor.

Já o sanfoneiro Mô Lima se emocionou antes de subir ao palco principal, relembrando a trajetória do seu pai (Pinto do Acordeon), e logo depois fez um grande show que foi muito prestigiado pela multidão presente que não se intimidou nem com a chuva que caía no início da madrugada.

"É uma satisfação muito grande voltar a Cabedelo nesse São João. Sabemos que o povo estava carente desse momento de festa, depois de tantas perdas que tivemos na pandemia, mas vamos seguindo em frente. A praça está linda, bem decorada, som no ponto... pois Cabedelo já deu um up muito grande nos eventos porque tem uma gestão que dá apoio e valor à cultura popular. O artista aqui é acariciado, pois ele gosta de se mostrar, e quando chega vê tudo arrumado assim, o ego vai lá pra cima e faz um grande show", destacou Mô.

Vila do Cabedelo – Nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, O Casarão do Padre – Espaço Criativo vai receber a Vila do Cabedelo. Por lá, a partir das 17h, haverá forró pé de serra e venda de comidas e artesanato, além de um espaço temático decorada para fotos e visitação.

A Vila será um espaço de vivência e memória, construída e montada no Casarão do Padre – Espaço Criativo. Sua concepção remete às características do povoado do Cabedelo, trazendo a memória das pequenas casas e do vilarejo existente na região antes do desenvolvimento urbano da Cidade de Cabedelo.

Segurança nas ruas e no trânsito – Para garantir que a festa seja tranquila todos os dias, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) preparam um esquema especial de segurança e trânsito.

Com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o público pode encontrar uma festa com toda tranquilidade e segurança para arrastar o pé a noite toda.

O Plano de Ações Operacionais de Mobilidade, montado pela Semob, busca garantir, nos principais dias da festa - 23,24,28 e 29 - a organização e a efetivação do evento, bem como a segurança e a tranquilidade dos participantes e a mobilidade do trânsito e dos transeuntes que utilizarem a circulação viária. Ao todo, serão 24 agentes diários trabalhando durante os dias de festa, sendo 10 da Semob; 10 da Guarda e 04 de Apoio Logístico, que atuarão na colocação e retirada de sinalizações fixas ou móveis durante todos os dias dos eventos.

Nos dias de festa, o Km 0 – compreendido do Cabedelo Clube ao final da Praça Getúlio Vargas – será interditado.

Já a Segurança está com 80 agentes – 40 dos grupos especializados e 40 da proteção patrimonial – ; 12 viaturas empenhadas e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) para garantir a segurança nos sete dias de Arraiá.

Nos principais dias do evento, o efetivo do Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 07 agentes, 01 viatura de resgate e 01 viatura de combate a incêndio. Nos dias 28 e 29, quando acontecem os grandes shows do Arraiá, além destes recursos, o efetivo será reforçado com mais 6 Bombeiros em 3 duplas para atuação na prevenção de incêndio, busca e salvamento, bem como em primeiros socorros.  

Já a Polícia Militar vai reforçar o policiamento com policiais militares a pé, de trios de moto, guarnições do BOPE, Cavalaria, do BPTRAN, além do policiamento ordinário da 6ª CIPM que conta com guarnições da Rádio Patrulha e Força Tática.  O trabalho da segurança abrangerá todo o município de Cabedelo. O efetivo contará com o apoio da Policia Civil, dos Bombeiros Militar e da Guarda Civil de Cabedelo.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.