Ads Top

Escola do Teatro Bolshoi realiza mais uma pré-seleção de alunos da Rede Municipal de Ensino

 


A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), realizou na manhã deste sábado (18), mais uma pré-seleção de novos alunos, na faixa etária de 11 a 17 anos. A atividade aconteceu no Centro de Educação Integrada (CEI), em Mangabeira.

A coordenadora da Seleção das Audições do Bolshoi, Silvana Albuquerque, afirma que voltar a João Pessoa é sempre muito especial para o Bolshoi e há uma expectativa muito grande de encontrar talentos. “Nós estamos avaliando candidatos entre 11 a 17 anos, um pouco diferente do processo que acontecerá em agosto. São crianças que agora precisam ter conhecimento em dança clássica e nós estamos avaliando a condição técnica que elas apresentam e também para elas ingressarem em turmas já existentes no Bolshoi”, explicou.

Silvana Albuquerque lembrou ainda que na seletiva do próximo mês de agosto será a vez das crianças mais novas que, não necessariamente, tenham conhecimento em dança clássica.

Maria Júlia, de 10 anos, candidata à pré-seleção do Bolshoi, relata seus planos: “Eu vim aqui com desejo muito grande de passar, e eu espero, se for realmente para ser, estudar na Escola Bolshoi e ser uma bailarina profissional”, afirmou.

A mãe de Maria Júlia, Noélia Emília da Silva, acompanhou a filha  no estágio de pré-seleção e está esperançosa com o futuro da menina. “Ela vislumbra isso demais, tem muito amor em relação a dança, ao balé, e a gente se esforça, como pais, de poder estar procurando sempre desempenhar o melhor para ela. É uma oportunidade única do Balé Bolshoi estar aqui e ela poder estar participando desse momento”, falou.

As inscrições para a pré-seleção foram feitas através do site da Escola Bolshoi e encerradas no dia 18 de junho. A seletiva aconteceu de acordo com orientações em edital e análise feita pelos profissionais do Bolshoi, considerando habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biotipo.

A parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura de João Pessoa teve início em 2002, durante a gestão do prefeito Cícero Lucena, e retomou no fim do ano passado. Atualmente, cinco estudantes, selecionados  anteriormente na Rede Municipal de Ensino, estão em Joinville (SC), já em processo de formação.

Encontro de dançarinos - Ainda neste sábado (18), a  Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, foi palco para o encontro da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, que é mantida pela Prefeitura da Capital, através da Fundação Cultural (Funjope), com a Escola Bolshoi Brasil, atualmente em turnê pelo Nordeste.

A diretora da Cia de Dança do Município, Stella Paula Carvalho explicou que o objetivo do encontro foi promover uma troca de experiências entre os alunos da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa e a Escola Bolshoi.  “É uma troca de informações, tanto para verem a companhia, pois grande parte foram alunos, como para a gente aprender um pouco mais e ver também as coisas mais novas, do que está sendo trabalhado agora. É um prazer estarmos com o Bolshoi”, destacou.

O chefe da Divisão de Dança da Funjope, Geovan da Conceição, conta que ele próprio teve sua vida transformada após ser selecionado pela Escola  Bolshoi, ainda em 2003. “Fiquei no Bolshoi até 2011, período que eu me formei e depois de mim muitos outros também foram para lá. Então, a gente já tem essa parceria e esse carinho. É sempre uma honra ter a escola na cidade”, comentou o jovem.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.