Ads Top

Quadrilhas Juninas, Mô Lima e Osmídio Neto abrem programação junina na Praça Getúlio Vargas nesta quinta e sexta-feira (23 e 24)

 


Após dois anos sem ser realizado de forma presencial, o Arraiá do Litoral volta a levar o colorido e a animação do período junino para a Praça Getúlio Vargas, no Centro de Cabedelo.

A partir dessa quinta-feira (23), moradores e visitantes poderão matar a saudade e arrastar o pé com uma programação preparada pela Prefeitura Municipal de Cabedelo com grandes atrações e todo resgate da cultura local.

Quem abre os festejos na véspera de São João é a Quadrilha Junina Expresso do Litoral e os cantores Alberto Bakana e Mô Lima, a partir das 22h. Já na quinta-feira (24), o arrasta pé é por conta de Forró da Live e Osmídio Neto.

No bairro do Renascer também tem São João. Por lá, no dia 23, apresentam-se as bandas Stylo Ousado e Alberto Bakana. A festa acontece na Rua Raul Seixas (ao lado da Projecta), a partir das 19h.

Nos dias 28 e 29 de junho, a programação de shows retorna à Praça, com as aguardadas atrações principais, Calcinha Preta e o cantor Zé Vaqueiro, respectivamente. Com eles, também apresentam-se a cantora Fabiana Souto, no dia  28; e a banda Stylo Ousado, no dia 29.

Já nos dias 25, 26 e 27, a Praça será palco de apresentações de grupos culturais e artistas da terra, selecionados via editais da Secretaria de Cultura. (Programação completa abaixo).

O Arraiá do Litoral 2022 vai envolver cerca de 323 artistas; 60 ambulantes e comerciantes; e 40 empreendedores criativos.

"De uma forma geral, a IV Edição do Arraiá do Litoral vem como a retomada das atividades trazendo de volta essa grande confraternização familiar que evidencia a cultura nordestina. O evento privilegia vertentes culturais da cidade e tem como característica peculiar exatamente a pluralidade. Teremos espaço para o artesanato, comércio local e na música. Contemplaremos desde o autêntico forró nordestino até o forró contemporâneo, com atrações locais e de renome nacional que, com certeza, impulsionarão a economia da cidade nestes dias festivos", destacou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

Vila do Cabedelo – Nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, O Casarão do Padre – Espaço Criativo vai receber a Vila do Cabedelo. Por lá, a partir das 17h, haverá forró pé de serra e venda de comidas e artesanato, além de um espaço temático decorada para fotos e visitação.

A Vila será um espaço de vivência e memória, construída e montada no Casarão do Padre – Espaço Criativo. Sua concepção remete às características do povoado do Cabedelo, trazendo a memória das pequenas casas e do vilarejo existente na região antes do desenvolvimento urbano da Cidade de Cabedelo.

O Espaço Criativo é situado na antiga casa paroquial, localizada na Praça Getúlio Vargas. O Casarão ficou conhecido pelo período em que abrigou o então pároco da cidade e o grande incentivador da cultura local, o Padre Alfredo Barbosa. Desde setembro de 2021, o “Casarão do Padre” foi reconhecido como um espaço de cultura e economia criativa, abrigando em sua estrutura atualmente um espaço de vivência, uma galeria colaborativa de economia criativa, a biblioteca Municipal e totalizando uma visitação de mais de 7 mil pessoas em apenas 3 meses de reabertura para a visitação pública.

Segurança nas ruas e no trânsito – Para garantir que a festa seja tranquila todos os dias, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) preparam um esquema especial de segurança e trânsito.

Com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o público que for conferir os shows na Praça Getúlio Vargas e também no Renascer vai encontrar uma festa com toda tranquilidade e segurança para arrastar o pé a noite toda.

O Plano de Ações Operacionais de Mobilidade, montado pela Semob, busca garantir, nos principais dias da festa - 23,24,28 e 29 - a organização e a efetivação do evento, bem como a segurança e a tranquilidade dos participantes e a mobilidade do trânsito e dos transeuntes que utilizarem a circulação viária. Ao todo, serão 24 agentes diários trabalhando durante os dias de festa, sendo 10 da Semob; 10 da Guarda e 04 de Apoio Logístico, que atuarão na colocação e retirada de sinalizações fixas ou móveis durante todos os dias dos eventos.

Nos dias de festa, o Km 0 – compreendido do Cabedelo Clube ao final da Praça Getúlio Vargas – será interditado.

Já a Segurança estará com 80 agentes – 40 dos grupos especializados e 40 da proteção patrimonial – ; 12 viaturas empenhadas e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) para garantir a segurança nos sete dias de Arraiá.

Nos principais dias do evento, o efetivo do Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 07 agentes, 01 viatura de resgate e 01 viatura de combate a incêndio. Nos dias 28 e 29, quando acontecem os grandes shows do Arraiá, além destes recursos, o efetivo será reforçado com mais 6 Bombeiros em 3 duplas para atuação na prevenção de incêndio, busca e salvamento, bem como em primeiros socorros.

 Já a Polícia Militar vai reforçar o policiamento com policiais militares a pé, de trios de moto, guarnições do BOPE, Cavalaria, do BPTRAN, além do policiamento ordinário da 6ª CIPM que conta com guarnições da Rádio Patrulha e Força Tática.  O trabalho da segurança abrangerá todo o município de Cabedelo. O efetivo contará com o apoio da Polícia Civil, dos Bombeiros Militar e da Guarda Civil de Cabedelo.

"As ações de policiamento preventivo nas Festas Juninas da cidade de Cabedelo estão sendo realizadas por todo o mês de junho para garantir a segurança dos cidadãos. Essa importante ação contará com todo o empenho dos policiais da 6ª CIPM, bem como dos reforços que virão. Reiteramos nosso compromisso com a sociedade de Cabedelo e desejamos boas festas e tranquilidade a todos", ressaltou o Major Temóteo, comandante da 6ª CIPM.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.