Ads Top

Saúde retoma serviço presencial e em três meses já emitiu seis mil novos cartões do SUS

 


A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) já emitiu em 2022, de abril até este mês, seis mil cartões do Sistema Único de Saúde (SUS), considerado a porta de entrada para qualquer serviço de saúde no País. A informação é de Aline Melo, chefe de Secção do Cartão SUS, que funciona no Lactário da Torre.

Conforme informou, o atendimento que estava ocorrendo de forma online há dois anos por conta da pandemia, voltou a ser presencial desde o dia 11 de abril deste ano, a partir da melhoria dos indicadores da doença na Capital. Ela reforçou ainda que os cartões emitidos virtualmente continuam válidos e não precisam ser atualizados ou reemitidos”, acrescentou.

“O Cartão SUS hoje é referência para qualquer atendimento, seja público ou privado, tanto é que os planos de saúde estão exigindo o documento na identificação dos usuários”, afirmou, explicando que para solicitar o documento na Capital é preciso comprovar residência na cidade. “Somente assim, as solicitações de consulta, exames e cirurgias serão reguladas pela Secretaria de Saúde do Município”, frisou.

Aline Melo chamou a atenção para que os usuários do sistema que têm os cartões escritos à mão ou que começam com as numerações 898, com o número 1 e, com o número 2, bem como os que perderam o documento e precisam da segunda via, para que atualizem o cartão.

A coordenadora do Cartão SUS ressaltou que o documento só é emitido mediante apresentação do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência em João Pessoa no nome do usuário, a exemplo das contas de água, energia e internet, além de faturas de cartão de crédito ou de lojas de departamento.

De acordo com ela, o atendimento ganhou reforço de uma equipe de digitadores, garantido a emissão rápida do cartão entre 5 a 10 minutos, dependendo da procura. O serviço funciona no Lactário da Torre, localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro da Torre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço. O telefone para mais informações é o 3214-7981.

Outros locais para emissão do Cartão SUS por Distrito Sanitário:

DISTRITO SANITÁRIO I:
Bairros: Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Novais, Costa e Silva, Oitizeiro, Cruz das Armas, Esplanada, Funcionários I, Jardim Planalto, Jardim Veneza

DISTRITO SANITÁRIO II:
Bairros: Boa Esperança, Colinas do Sul, Cristo, Cuiá, Ernani Sátiro, Funcionários II, Funcionários III, Geisel, Grotão, Jardim Itabaiana, João Paulo II, Rangel

DISTRITO SANITÁRIO III:
Bairros: Colibris, José Américo, Mangabeira, Mussumagro, Paratibe, Parque Do Sol, Valentina

DISTRITO SANITÁRIO IV:
Bairros: Bairro Dos Estados, Cordão Encarnado, Centro, Distrito Mecânico, Ipês, Ilha do Bispo, Jaguaribe, Mandacaru, Roger, Tambiá, Treze de Maio, Varadouro

DISTRITO SANITÁRIO V:
Bairros: Altiplano, Água Fria, Aeroclube, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco, Cidade Recreio, Expedicionários, Jacarapé, Jardim Cidade Universitária, Jardim Miramar, Manaíra, Penha, Tambaú, Timbó, Torre, Quadra Mares, São José, Jardim Brisamar.

Foto: Ivomar Gomes.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.