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Serviço de Atendimento Domiciliar dá alta a paciente que passou mais de 110 dias internado com Covid


 

Superação. Assim é possível definir a história de vida de Ailton da Silva Machado, 47 anos. Após 113 dias internado com Covid-19 no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), onde mais de 70 foi na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele foi para casa onde seguiu sendo atendido pela equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS). Na última segunda-feira (13), prestes a completar um ano de acompanhamento domiciliar, Ailton recebeu alta médica da equipe do SAD.

O momento de alta de Ailton foi motivo de festa para os profissionais que integram o SAD e aconteceu em clima de São João, com participação do sanfoneiro Mô Lima. “A história de seu Ailton é uma história de superação e vitória, que muito nos alegra fazer parte. Quando fomos chamados para fazer a avaliação dele, ainda no Santa Isabel, encontramos um paciente extremamente debilitado e com muitas sequelas e hoje estamos dando alta para uma pessoa saudável, que passou por muitas dificuldades, mas que venceu”, comentou a coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar da SMS, Gilanne Ferreira.

Ao chegar em casa Ailton não andava, estava abaixo do peso, tinha dificuldades para falar devido a traqueostomia realizada no hospital, além de outras sequelas. Durante quase um ano, Ailton foi acompanhado em casa pelo SAD por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo que o reabilitaram para retomar a rotina.

“Estamos nessa luta há mais de um ano e a todo o momento eu pedia muito a Deus para que ele se recuperasse e que Deus enviasse as pessoas certas para cuidar dele e Deus mandou anjos que cuidaram dele no Santa Isabel e depois aqui em casa, com a equipe do SAD. Seremos sempre gratos por todo carinho e cuidado dedicado não apenas a ele, mas a toda nossa família”, conta a esposa de Ailton, Maria da Penha Isidro.

Ailton deu entrada no Hospital Santa Isabel no dia 11 de março de 2021 em estado grave, após ser transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, onde recebeu os primeiros cuidados. Do total de 113 dias em que o paciente esteve internado, ele passou 71 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo vários desses dias intubado.

Durante a internação, passou por traqueostomia, hemodiálise e perdeu muita massa muscular por conta do tempo que passou intubado. Ele recebeu alta hospitalar no dia 7 de julho de 2021 e desde então seguiu sendo atendido pelo serviço de atendimento domiciliar da SMS.

“Estou muito feliz hoje, sei que venci e que Deus me deu uma nova oportunidade de viver, então só agradeço a todos pelo cuidado e ao meu Deus pela vida nova”, comentou emocionado, Ailton.

SAD – O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) integra o Programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde e foi implantado no município de João Pessoa em 2012. O objetivo do serviço é promover um cuidado integral e humanizado no ambiente domiciliar e assim trabalhar a desospitalização, diminuindo o tempo de permanência do usuário nos hospitais e UPAs.

Atualmente o serviço atende em torno de 270 usuários por meio de sete Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e três equipes de Apoio (EMAP). Ao todo são 70 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos.

Foto: Ivomar Gomes.

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