Ads Top

Funjope realiza terceira edição da oficina de macramê no próximo sábado, no Hotel Globo

 


A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realiza, neste sábado (23), a terceira edição da oficina de macramê, no Hotel Globo. O curso, que é gratuito, será ministrado pela artesã Géssica Cândido, e acontece das 9h às 12h para turmas iniciantes e, das 13h às 16h, para os avançados. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do e-mail hotelglobo.22@gmail.com. As vagas são limitadas.

“Estamos dando prosseguimento a um ciclo educativo dos trabalhos da Funjope. Periodicamente, trabalhamos na perspectiva de formação de pessoas para atividades artísticas, culturais, artesanais, com o objetivo de capacitar as pessoas para o crescimento da sua vida individual. Esse é um trabalho que fazemos com muita alegria e com um planejamento que temos periodicamente e que nos dá condições de fazer isso”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Willian Macêdo, chefe da unidade Hotel Globo, lembrou que a oficina é gratuita, porém se o aluno tiver algum material específico e quiser levar, pode ficar à vontade. “As duas primeiras oficinas de macramê realizadas no Hotel Globo foram um sucesso e estão entre as mais desejadas. Muita gente procurou e participou. Alguns alunos das oficinas passadas declararam que usam o macramê como forma de terapia e para aumentar a renda”, destacou.

A artesã Géssica Cândido disse estar muito feliz por ministrar mais uma edição da oficina. “Estou realizando o sonho da minha vida e mostrando que sou capaz. É a Funjope reconhecendo o meu trabalho. Também tem o reconhecimento dos alunos que agradeceram nas minhas redes sociais. Esse é um retorno muito positivo”, avaliou.

Ela explicou que a oficina será dividida em duas turmas. A do período da manhã será a mesma ministrada na segunda edição, uma aula para iniciantes, ensinando pontos básicos do artesanato. “Vou ensinar os principais pontos que são a base do macramê”, pontuou.

Já a segunda turma, no período da tarde, será voltada para alunos avançados, que já passaram pelas outras duas edições. “Para eles, vou ensinar uma peça mais elaborada porque já sabem todos os pontos básicos, aqueles que são essenciais para desenvolver qualquer peça”, disse.

A artesã vai ensinar aos alunos como criar uma peça em macramê que poderá ser, inclusive, uma sugestão de presente para o Dia dos Pais, a exemplo de um chaveiro ou um painel pequeno.

A ideia desta fase educativa dos projetos da Funjope é capacitar as pessoas para determinadas atividades culturais, ampliando a capacidade produtiva a partir do artesanato em macramê. As duas primeiras edições da oficina foram bem recebidas e os participantes sempre pedem para que novas aulas sejam oferecidas, aprimorando o que já aprenderam.

Géssica Cândido trabalha com diversos tipos de arte, como bonecas negras, crochê, renda irlandesa e costura criativa. Ela foi responsável pela coleção das Sereias da Penha, lançada em dezembro de 2021, utilizando a técnica do macramê com escamas de peixe.

Inscrições – Ao fazer a inscrição, os interessados devem escrever, no corpo do e-mail, o nome completo, CPF, telefone de contato e horário que a pessoa prefere participar da oficina. No campo do assunto, basta escrever ‘Inscrição Oficina de Macramê - iniciante’ para quem vai começar agora, ou avançado, para quem participou das edições anteriores. As pessoas receberão uma confirmação ao fazer a inscrição

A arte – O macramê é uma arte antiga e atualmente é tendência nas feiras de economia criativa, oferecendo a muitos artesãos a oportunidade de expor seus produtos. Conhecido como a técnica dos nós, permite a criação de acessórios, utensílios domésticos, colares, porta-vasos, bolsas, roupas, entre outros.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.