Ads Top

Prefeitura de João Pessoa preenche todas as vagas de capacitações gratuitas para setor da construção civil

 


A Prefeitura de João Pessoa abriu, na manhã desta terça-feira (26), as inscrições para seis capacitações gratuitas na área da construção civil. A oferta dos cursos é resultado de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), por meio do programa Eu Posso Aprender, e o Senai Bayeux. Em menos de 6h, as 184 vagas disponibilizadas acabaram preenchidas.

As inscrições aconteceram na sede do Sine-JP, localizada na Villa Sanhauá, no Varadouro. Foram oferecidos quatro cursos básicos (Pedreiro de Reforma Geral, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras Imobiliárias e Assentador de Revestimento Cerâmico); e dois, de aperfeiçoamento (Técnicas de Acabamento em Alvenaria e Instalação de Motor de Portão).

Lindesberg Justino da Silva, de 22 anos, foi um dos interessados, que garantiu vaga. Ele soube dos cursos através do noticiário na TV, nesta segunda-feira (25). Na manhã desta terça-feira (26), não perdeu tempo e se inscreveu na capacitação de Pedreiro de Reforma Geral.

“Há cinco anos trabalho na área da construção. Comecei informalmente como servente. E passei um ano como ajudante de pedreiro, com carteira assinada. Porém, fui desligado semana passada. Agora, quero estudar, para ir melhorando, aproveitar as oportunidades que surgirem, e crescer”, falou.

Aperfeiçoamento - Também teve quem procurou as capacitações para se aprofundar no segmento de mercado em que já possui qualificação. É o caso de Lenilton Maia, de 42 anos. Há quatro, começou a trabalhar na área elétrica, após fazer cursos de Bobinagem, de Eletricista Básico e de Eletricista Predial.

Sem emprego fixo, ele está tentando se estabelecer como autônomo. Para isso, buscou o curso de Instalador de Motor de Portão. “A elétrica é muito abrangente. Essa capacitação pode ampliar ainda mais minha área de atuação. E o melhor: é tudo gratuito. Financeiramente, eu não teria como investir em qualificação”, acrescentou.

Sucesso - O diretor de Qualificação e Projetos da Sedest, Dante Tomei, comemorou a resposta positiva do público, diante da oferta dos cursos. “A capacitação é uma ação central da estratégia da secretaria. A grande procura pelas vagas mostra como a população está atenta às novidades e tendências do mercado, melhorando os índices de empregabilidade. Em breve, queremos oferecer mais vagas, bem como novos cursos”, destacou.

As seis capacitações ofertadas nesta terça-feira serão ministradas presencialmente na unidade do Senai, em Bayeux - que é referência em laboratórios destinados às atividades da construção civil. As aulas terão início em agosto.

Foto: Dayse Euzébio.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.