Ads Top

Prefeitura de João Pessoa realiza festa para celebrar o Dia Mundial da Agricultura Familiar

 


A tarde desta segunda-feira (25) foi de festa na Zona Rural de João Pessoa. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), promoveu uma grande comemoração no Sítio Ponta de Gramame, para marcar a passagem do Dia Mundial da Agricultura Familiar. Por lá, foram oferecidos serviços de saúde, de beleza, palestras de orientação e muita recreação para pais e filhos.

O evento abriu a programação da Semana da Agricultura Familiar, que se estende até a próxima sexta-feira (29), dentro do conjunto de ações do Eu Posso Semear – programa de fomento do trabalho no campo, realizado pela Sedest. As atividades desta segunda, destinadas às famílias dos agricultores de Ponta de Gramame e região, começaram por volta das 14h.

Em estrutura montada no próprio sítio, aconteceram diversos serviços de beleza, como maquiagem e corte de cabelo, com o apoio do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac). A Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente, fazendo atendimentos odontológicos, de saúde da mulher, vacinação e testagem rápida de doenças como hepatite e HIV.

Ednalva Maria da Silva, que há 23 anos mora em Ponta de Gramame, foi à confraternização com o marido. Por lá, aproveitou para se consultar com o dentista. “Precisava extrair dois dentes. Há muito tempo eu queria tirar, mas não conseguia tempo livre. Nunca aconteceu um projeto como esse por aqui. Aproveitei a facilidade e resolvi o meu problema. Também passei pela auriculoterapia. Eu amei tudo”, disse.

Diversão – A criançada se divertiu bastante, seja nos brinquedos disponibilizados no local ou acompanhando a animação do Palhaço Pipi. O agricultor Edilson Ferreira dos Santos foi ao local com a esposa e as duas filhas. “Muito bom ver as crianças alegres, sorrindo, pulando. Geralmente elas ficam dentro de casa, vendo TV. É difícil termos um momento de lazer assim, juntos. Está sendo uma tarde muito especial para nossa família”, destacou.

A programação contou ainda com duas rodas de conversa: uma sobre “Guarda responsável de cães e gatos em ambientes periurbanos e rurais”, e outra, sobre “Acidentes com animais peçonhentos”. Ambas foram ministradas pelo Núcleo de Medicina Veterinária da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, da Prefeitura de João Pessoa.

Comemoração – De acordo com o Diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest, Adriano Vasconcelos, a festa foi pensada justamente para oferecer aos agricultores e familiares um dia diferente do que eles costumam ter. “São pessoas que trabalham muito, e nunca ganharam um evento específico, com a proposta que oferecemos. E ficamos muito felizes em vê-los se confraternizando, em especial, em família”, contou.

Programação – As atividades da Semana da Agricultura Familiar continuam na manhã desta terça-feira (26), novamente em Ponta de Gramame. Dessa vez, será realizada a ação “Aprendendo no Campo”, destinada a cerca de 80 alunos do Ensino Fundamental I, das escolas municipais Frei Albino, Nazinha Barbosa e Chico Xavier. Os estudantes terão uma experiência extraclasse, para conhecerem de perto como acontece a cadeia produtiva da agricultura familiar. A ação contará com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP).

Na quarta-feira (27), o Parque Parahyba I, no Bessa, receberá a Festa da Agricultura Familiar, a partir das 14h. Até às 19h, funcionará a tradicional Feira da Agricultura Familiar, com produtos 100% naturais, cultivados e comercializados pelos agricultores atendidos pelo Eu Posso Semear. A programação continuará na sexta-feira (29), com a realização da Feira da Agricultura Familiar, das 6h às 12h, na Praça Chateaubriand Arnaud, conhecida como Praça da Rotam, em Manaíra.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.