Ads Top

Prefeitura encerra atividades de colônia de férias nos residenciais com esporte e recreação

 


A Colônia de Férias organizada pela Prefeitura para as crianças e adolescentes moradores dos Residenciais construídos pelo Programa habitacional do Município, inicia a sua última semana com uma programação que vai da recreação, a atividades culturais e a prática de esportes como o jiu-jitsu e a canoagem. As ações acontecem a partir desta segunda-feira, nos residenciais Vista Alegre, no Colinas do Sul, e Vista do Verde I e II, no Bairro das Indústrias.

A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, disse que o sucesso da colônia de férias é resultado de um trabalho integrado entre a Secretaria da Juventude e Recreação - Sejer e a Funjope, em um trabalho coordenado pela Equipe Técnica e Social da Semhab. “Estamos entrando na quarta semana de atividades e nesta segunda feira, vamos levar um grupo de jovens para uma tarde de recreação no Parque da Lagoa, mas durante a semana também vamos ter atividades no Centro de Referência da Juventude de Mangabeira, quando as crianças vão ter a oportunidade de conhecer um pouco do esporte de contato – o Jiu-Jitsu, e também estamos programando aulas de canoagem na praia, uma modalidade esportiva que essas crianças não conhecem”, comentou.

A secretária disse ainda que a Sejer tem disponibilizado professores para orientar os jovens que já participaram de partidas de vôlei e jogaram capoeira com os instrutores da Escola de Capoeira Afro Nagô. “Temos o objetivo de incentivar a comunidade à inclusão social e o enriquecimento da cultura popular entre eles”, explicou, lembrando ainda do apoio da Funjope nas práticas de cultura. “Nós levamos cultura para essas crianças e agradecemos a Funjope que tem sido nossa parceira importante, levando enquetes teatrais e outras atividades lúdicas. As crianças também assistiram ao filme dentro do Projeto Cineminha que é uma iniciativa da nossa equipe técnica e social e eles adoram”, observou.  

Essas ações nos residenciais do município fazem parte do programa ‘Pós ocupacional' , que também oferece qualificação e capacitação profissional para os moradores.

Outras ações - “Poluição sonora e manejo de resíduos”. Esse foi o tema de uma palestra  solicitada pelos moradores do Residencial Vista Alegre, que pediram orientação sobre o que fazer devido ao excesso de barulho dentro do residencial.  Para orientar aos moradores, os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) explicaram que a Lei do silêncio deve ser respeitada, um  assunto que deve ser levado à assembleia geral do condomínio, para que sejam estabelecidas regras. Os técnicos da Semam também informaram o número do disque denúncia (83) 3218.9208, para os moradores pedirem ajuda caso necessitem. Ainda houve entrega de mudas de plantas nativas para serem plantadas nos jardins do residencial.

Outra ação foi a orientação para os moradores do Vista do Vede I e II sobre a prevenção de incêndios e acidentes domésticos. Esse foi o tema e o objetivo de uma palestra promovida pela Semhab em parceria com o Corpo de Bombeiros. As equipes informaram aos moradores sobre como agir diante de uma emergência dentro do condomínio ou em casa. Os bombeiros  explicaram como manusear com material inflamável, eletricidade e o gás  de cozinha para evitar vazamento e em  caso de acidente o que fazer para controlar e apagar o fogo.

Nos casos de acidentes com crianças como a obstrução da garganta (engasgo) com alimentos ou objetos, os bombeiros explicaram o que fazer já que a ação tem que ser rápida para evitar um problema grave.               

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.