Ads Top

Prefeitura realiza simpósio sobre Dia Internacional da Mulher Negra em parceria com TRT e OAB

 


Nesta segunda-feira (25) é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e no Brasil o Dia Nacional Tereza de Benguela. Em alusão a data, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, realiza um simpósio com ciclo de palestras e discussões relacionadas ao tema.
 
O evento acontece a partir das 9h, no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-13ª Região), na Rua Aviador Mário Vieira de Melo, no bairro João Agripino, às margens da BR 230, instituição parceira na realização do simpósio, que também conta com o apoio da Ordem dos Advogados da Brasil - Seccional Paraíba (OAB/PB). O simpósio será aberto ao público em geral, que deve apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.
 
De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa, Nena Martins, o evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade pessoense a respeito da necessidade de aprofundar as políticas públicas voltadas às mulheres negras para a diminuição das desigualdades e a promoção dos seus direitos de cidadania. “Temos que enaltecer sempre o papel das mulheres. Devemos lutar diariamente pela igualdade gênero e combater qualquer tipo de discriminação”, enfatizou Nena Martins.
 
A advogada e conselheira dos Direitos Humanos da OAB, Francisca Leite, também falou sobre a importância do simpósio como reflexão do marco representado por Tereza de Benguela na luta das mulheres negras no Brasil. “No nosso País, 25 de julho é o Dia de Tereza de Benguela, uma mulher negra, escrava, quilombola, que no século XVIII fez um grande trabalho no combate às atrocidades do regime de escravidão. Essa mulher é um exemplo para todas nós mulheres negras que enfrentam lutas árduas todos os dias. Vivemos asfixiadas no contexto social. Temos que provar diuturnamente que somos capazes”, ressaltou Francisca Leite.
 
Conduzindo os debates, estarão as palestrantes Rosivânia Pereira Gomes, juíza do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região); Francisca Leite, advogada, representando a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de João Pessoa, além da representante da Coordenadoria de Promoção da Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Ekede Tânia; e a advogada, comunicadora e presidente da Comissão de Combate à Discriminação Racial, Mislene Santos, representando a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba (OAB-PB).
 
Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.