Ads Top

Programa ‘Eu Posso Semear’ promove aula prática no campo para alunos da rede municipal de ensino

 


A Prefeitura de João Pessoa levou, na manhã desta terça-feira (26), cerca de 80 alunos da rede municipal de ensino para conhecerem de perto o trabalho de produtores rurais, no Sítio Ponta de Gramame. Intitulada “Aprendendo no Campo”, a atividade integrou a programação da Semana da Agricultura Familiar, promovida pelo programa Eu Posso Semear, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

A ação teve início às 9h e envolveu estudantes das escolas Frei Albino e Chico Xavier, no Bessa; e Nazinha Barbosa, em Manaíra. Para isso, a Sedest contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec). A escolha das unidades de ensino foi estratégica: elas estão situadas em bairros que, semanalmente, recebem a feira itinerante do Eu Posso Semear.

“Nosso objetivo foi aproximar essas crianças e adolescentes da cadeia produtiva da agricultura familiar. Muitos deles comem diariamente alimentos provenientes do campo e até já viram nossas feiras, mas não imaginam como se dá o processo até os produtos chegarem aos consumidores finais”, explicou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa.

A atividade extraclasse acabou sendo, de fato, uma experiência inédita para os alunos. Alan Henrique, do 7º ano da Chico Xavier, não conhecia a Zona Rural de João Pessoa. “Achei tudo muito interessante, principalmente, o cuidado com o cultivo das plantas. Eu não imaginava que acontecia isso tudo. Gostei demais da experiência”, disse.

Deyse Marina, do 7º ano da Nazinha Barbosa, ficou entusiasmada com as técnicas de plantação. “Aprendi muitas formas de plantio e cultivo, coisas que vou partilhar para toda a minha família. Inclusive, agora me animei para plantar em casa. Quero começar por tomate e inhame”, destacou.

Descoberta - A professora Shirley Karoline, do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Frei Albino, contou que na escola existe um projeto de plantio de sementes, que são cultivadas em incubadoras. Porém, a atividade da manhã desta terça abriu a mente dos alunos para um universo muito mais amplo.

“Inclusive, agora eles puderam entender de onde vem a merenda escolar deles. Sempre falamos sobre agricultura familiar, mas eles não faziam ideia, na prática, do que se tratava. Quando eles veem toda uma comunidade trabalhando, empenhada na produção de alimentos saudáveis, 100% naturais, torna a experiência enriquecedora demais”, falou.

Produtores – A iniciativa não foi importante só para os visitantes: os produtores rurais também comemoraram a atividade. A agricultora Adriana Bento dos Santos falou que essa foi a primeira vez que grupos de estudantes estiveram no Sítio Ponta de Gramame. Para ela, a partilha é fundamental para o reconhecimento e valorização do trabalho no campo.

“Muitas vezes os professores explicam, mas os alunos não entendem. Aqui, eles estão aprendendo na prática. E isso é muito interessante. A partir do momento em que eles conhecem esse processo, podem mudar a concepção sobre nossos trabalhos, e até compreender os valores que cobramos sobre nossos produtos”, disse.

Conhecimento – A visita se estendeu por cerca de três horas. Percorrendo diferentes áreas de plantação, os alunos puderam conferir como se criava um tanque para criação de peixes, e entender como se fazia o espaçamento adequado para o plantio, a quantidade ideal de água, como adubar o solo de maneira natural e até os períodos do ano para plantar hortaliças, frutas e raízes. “Já queremos repetir a atividade com mais alunos, e de forma mais frequente”, assegurou Adriano Vasconcelos, diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest.

Programação - Nesta quarta-feira (27), a Semana da Agricultura Familiar tem continuidade no Parque Parahyba I, no Bessa, com a Festa da Agricultura Familiar, a partir das 14h. Até às 19h, por lá, funcionará a tradicional Feira da Agricultura Familiar, com produtos 100% naturais, cultivados e comercializados pelos agricultores atendidos pelo Eu Posso Semear. O evento contará ainda com oficinas, praça da alimentação, música ao vivo e feirinha de economia criativa, até 22h. Na sexta (29), o Eu Posso Semear leva a Feira da Agricultura Familiar, das 6h às 12h, para a Praça Chateaubriand Arnaud, conhecida como Praça da Rotam, em Manaíra.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.