Ads Top

Secretaria de Saúde realiza ação para inserção de DIU em usuárias do SUS

 


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da área técnica de Saúde da Mulher, realiza nesta quinta (28) e sexta-feira (29) uma ação para inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) em 40 usuárias atendidas na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital. Os procedimentos serão realizados no Instituto Cândida Vargas (ICV) e integram as ações do projeto ‘Tudo Rosa’.

As mulheres que realizarão o procedimento já haviam manifestado interesse para as ações de planejamento reprodutivo às suas respectivas Equipes de Saúde da Família. Para serem inseridas na ação, elas precisaram passar por uma consulta com médico para orientações sobre a colocação do dispositivo, além de apresentar exames como ultrassom transvaginal dos últimos quatro anos, um exame citológico recente, dos últimos seis meses, e teste negativo de gravidez.

“Com a pandemia, precisamos priorizar o cuidado essencial com a vida e acabamos deixando muitos serviços em segundo plano, a exemplo do planejamento reprodutivo, o que gerou uma demanda reprimida e agora estamos retomando de forma organizada e atentando para a importância de dar celeridade a essas necessidades. Além disso, objetivamos divulgar a existência de métodos contraceptivos seguros e não hormonais de longa duração, permitindo que as usuárias tenham acesso a outras opções de planejamento reprodutivo”, explicou a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher, Rosselle Leite.

Na ocasião do mutirão haverá uma roda de conversa com os profissionais responsáveis pela inserção e as usuárias para reforçar as orientações, retirar eventuais dúvidas e diminuir os anseios.

As mulheres que desejarem colocar o DIU devem sinalizar às Equipes de Saúde da Família para receberem mais orientações sobre o procedimento. Os profissionais da Atenção Básica vão orientar sobre este e outros métodos contraceptivos ofertados pelo SUS e junto à usuária definirão a melhor estratégia para planejamento reprodutivo e/ou método anticoncepcional.

Tudo Rosa – O projeto tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de ampliar o olhar sobre o cuidado com a saúde da mulher durante todos os meses do ano e não só nos meses onde já existem campanhas consolidadas no mundo, como em outubro.

“Nossa rede de cuidados encontra-se estruturada para ofertar os serviços vinculados à saúde da mulher, contudo o Projeto Tudo Rosa, periodicamente realiza mutirões com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso a esses serviços. Em breve realizaremos novos mutirões, como o para realização de laqueadura e consultas com mastologistas”, concluiu Rosselle Leite.

DIU - É um método contraceptivo bastante eficiente, reversível e que pode ser utilizado por um período de tempo prolongado. Consiste em uma pequena estrutura em formato de ‘T’ que é inserida no interior do útero da mulher, que pode ou não liberar hormônios, dependendo do tipo indicado para a necessidade de cada mulher.

Existem vários tipos de DIU. Na Rede Municipal, o procedimento é feito em ambulatório e o dispositivo utilizado é o DIU de Cobre, uma opção não hormonal, segura e de longa duração.

Foto: Ivomar Gomes.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.