Ads Top

Prefeitura oferece modalidades esportivas gratuitas e ajuda crianças e adolescentes na busca por saúde

 


Alívio e conforto. Estas são as palavras usadas por Emilly Idalina para dizer o que sente ao fazer vôlei no projeto gratuito 'Campeões do Amanhã', criado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). Diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizado, a garota de 14 anos encontrou na prática da modalidade um ‘cano de escape’ para colaborar na cura.

A jovem relata que no auge da pandemia da Covid-19 começou a ter ataques de pânico frequentes. Devido ao isolamento social, o sentimento de medo acentuou a ansiedade de Emilly pela incerteza dos dias seguintes e a perda de alguém querido.

“Não cheguei a ser curada. É um processo de constante vigilância e tratamento, mas o vôlei foi um dos principais pilares da minha melhora. O vôlei é um esporte maravilhoso que está me proporcionando muita alegria. O momento do jogo é um dos poucos instantes em que estou ali presente 100% sem me preocupar com o futuro ou o passado. Três vezes por semana estou dentro de quadra”, afirmou Emilly Idalina.

O psicólogo Jerônimo Cruz Lopes explicou que existe um consenso entre os profissionais da Saúde de que a prática de exercícios físicos tem um grande impacto positivo na saúde mental. Segundo o especialista, os benefícios que o esporte traz, estão a diminuição do estresse, maior disposição, melhora da qualidade do sono, aumento da concentração e funções cognitivas em geral, aumento da autoestima, além de ser um grande aliado na prevenção e redução de sintomas de depressão e ansiedade.

“Do ponto de vista neurobiológico, a prática regular do esporte contribui para a liberação de dopamina, endorfina, serotonina e noradrenalina, neurotransmissores responsáveis por reduzir a sensação de dor e produção de bem-estar. Por isso não podemos achar que saúde física e saúde mental são coisas separadas, na verdade ambas se influenciam mutuamente e uma depende da outra, por isso os grandes benefícios e alto impacto do esporte na saúde mental”, afirmou o especialista.

Atualmente, o 'Campeões do Amanhã' atende crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, e tem 13 modalidades espalhadas em complexos esportivos da Capital buscando proporcionar saúde e qualidade de vida: basquete, vôlei, futsal, natação, handebol, ginástica rítmica e artística, futebol masculino e feminino, vôlei de praia, jiu-jitsu, canoagem olímpica e triathlon. São mais de quatro mil pessoas inscritas.

“Esse é um projeto criado pelo prefeito Cícero Lucena em sua primeira gestão nos anos 2000 e, inclusive, fiz parte como atleta naquela época. Naquela época tinha a natação e o futebol. Hoje em dia na missão que estou atualmente trouxe o 'Campeões do Amanhã' para a gestão atual, com Cícero novamente à frente da prefeitura, e conseguimos colocar 13 modalidades ofertadas com profissionais de altíssima qualidade e 100% gratuito pela municipalidade. Queremos chegar em 21 modalidades. A ideia do projeto é que a criança tenha a opção de escolha e consiga escolher o esporte que ela se sentia mais confortável e tenha mais afinidade. Por isso que focamos em mais esportes para abranger mais crianças e consiga fazer a iniciação esportiva na cidade”, relatou o secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), o ex-nadador Kaio Márcio.

Entre os participantes também está Henrique André, de 11 anos, que faz duas modalidades no 'Campeões do Amanhã': natação, no polo do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); e vôlei, no ginásio Neuza Gonçalves Brandão, nos Bancários. Na piscina, por exemplo, o garoto começou o treinamento para tratar o broncoespasmo, considerado um fenômeno caracterizado pelo fechamento e pela presença de inchaço nas pequenas vias aéreas, os brônquios e os bronquíolos, canais por onde o ar é transportado até chegar aos pulmões.

“A pediatra sugeriu que fizesse natação como parte do tratamento dessa doença que antecede a asma. Para não piorar ela pediu que a gente fizesse. Ele está fazendo. Acredito que vai expandir o pulmão. Além da natação, Henrique faz também vôlei e com as duas modalidades juntas ele vai ter uma infância mais saudável”, comentou a mãe do menino, Nadja Leite Oliveira.

Henrique Leite, que tem o sonho de ser jogador da seleção brasileira de vôlei e pratica a modalidade na quadra duas vezes por semana, vibrou com a oportunidade também de fazer natação. “Está sendo muito bom. Uma prática para melhorar o condicionamento físico e a perda de peso também, além de me movimentar. Está sendo muito bom por esses propósitos”, afirmou o estudante.

De acordo com a professora, Edileide Cabral, a vantagem de ter a natação como atividade física principal é por ser um esporte que movimenta todas as partes do corpo. “Toda atividade física trabalha a questão da saúde e da qualidade de vida, mas a natação é um exercício bem completo. Envolve também a sobrevivência de uma criança para não se afogar, ajuda na parte cardiorrespiratória e também na perda de peso. É fantástico. É saúde e qualidade de vida”, disse a educadora física de natação.

A mãe de Henrique, Nadja Leite Oliveira, elogiou a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa em oferecer um projeto gratuito. "É maravilhoso. Temos tanta coisa para pagar, como escola, plano de saúde, e a gente conseguir ajudar o filho no desenvolvimento, a ser curado de uma possível asma em um projeto que é gratuito. É maravilhoso", finalizou.

Confira a lista dos locais do 'Campeões do Amanhã':

Basquete (Ginásio Neuza Gonçalves Brandão - Bancários)
Segunda e quarta: 13h30 às 15h

Futsal (Ginásio Neuza Gonçalves Brandão - Bancários)
Segunda, quarta e sexta: 8h às 10h

Handebol (Ginásio Neuza Gonçalves Brandão - Bancários)
Terça e quinta: 8h às 10h

Vôlei (Ginásio Neuza Gonçalves Brandão - Bancários)
Segunda, quarta e sexta: 16h às 18h

Vôlei de praia (Unipê - Água Fria)
Terça e quinta: 16h às 18h

Jiu-jitsu (Centro de Referência da Juventude – Mangabeira)
Segunda, quarta e sexta: 19h

Jiu-jitsu (Unipê - Água Fria)
Terça e quinta: 16h

Natação (Centro Administrativo Municipal - Água Fria)
Segunda, quarta e sexta: 7h30 às 10h30 e 14h às 17h

Natação (Unipê - Água Fria)
Segunda, quarta e sexta: 7h30 às 9h30

Natação (Unipê - Água Fria)
Segunda a sexta: 14h às 17h

Ginásticas Rítmica e Artística (Unipê – Água Fria)
Segunda, quarta e sexta: 15h às 17h
Terça e quinta: 9h às 10h

Ginásticas Rítmica e Artística (Ginásio Hermes Taurino - Mangabeira)
Segunda e sexta: 8h às 11h e 14h às 16h20

Futebol (Unipê – Água Fria)
Segunda e quarta: 14h30

Futebol (Wilsão – Mangabeira)
Quarta e sexta: 7h30 às 10h

Futebol (Campos dos Bancários)
Terça e quinta: 7h30 às 9h30

Futebol (CT Ivan Tomaz - Valentina)
Recesso

Futebol feminino (CT Ivan Tomaz - Valentina)
Recesso

Canoagem olímpica (Três Lagoas - Oitizeiro)
Sábado e domingo: 8h às 11h30 e 14h às 17h

Triathlon (Praia do Cabo Branco em frente ao Sesc)
Recesso

Foto: Lucas Barros.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.