Ads Top

Prefeitura realiza ‘Dia D’ contra a Pólio e Multivacinação neste sábado

 


A Prefeitura de João Pessoa realiza, neste sábado (20), uma mobilização para vacinar crianças menores de cinco anos contra a Poliomielite e atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes até 15 anos. O Dia D da campanha de vacinação acontecerá em vários pontos espalhados pela cidade, com a abertura sendo realizada na área externa do Shopping Mangabeira, a partir das 8h, com atrações voltadas ao público infantil.

Neste Dia D todas as vacinas que compõem o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI) estarão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Centro Municipal de Imunização (CMI), a partir das 8h seguindo até as 12h. Já o ponto de vacinação instalado no Mangabeira Shopping funcionará até as 16h.

“Vários anos atrás tínhamos milhares de crianças acometidas pela poliomielite, que ficavam com paralisia, com sequelas por toda a vida e justamente por conta da vacinação extinguimos essa doença no Brasil. Assim como ela, esse é o caso de várias outras doenças. Então a vacinação é uma arma potente contra doenças preveníveis. Então você pai, você mãe, que quer proteger seu filho, vacine-o, seja contra a Pólio, que é uma vacina reconhecida internacionalmente e segura, ou contra qualquer outra doença. Esta é uma arma consolidada de proteção para as crianças contra várias patologias e, neste sábado esperamos vocês em nossos pontos de vacinação”, comenta o médico e secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.

Para a vacinação é necessário que pais e/ou responsável levem o cartão de vacina da criança ou do adolescente, que será avaliado pelos profissionais de Saúde para determinar quais esquemas vacinais são necessários atualizar e/ou iniciar.

Para receber o imunizante da Poliomielite será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade, considerando o esquema básico de vacinação com VIP (D1, D2 e D3), sendo atualizada a caderneta em caso de esquemas em atraso ou não iniciado. Já as crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias) que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

Além da vacinação para crianças e adolescentes dentro da Campanha contra a Polio e de Multivacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também estará ofertando, nos mesmos pontos de vacinação, as vacinas contra a Covid-19 e Influenza para adultos e sem necessidade de agendamento. Para ter acesso é preciso estar portando o cartão de vacinação e documento de identidade com foto.

Confira os pontos de vacinação deste Dia D:

Unidades de Saúde da Família (USF) * - das 8h às 12h
Centro Municipal de Imunização (CMI) – das 8h às 12h
Mangabeira Shopping – das 8h às 16h

*Neste dia, não estarão ofertando vacinas as USFs Cidade Recreio, Cruz das Armas IV, Mandacaru VII, Mandacaru VIII, Ipês, Viver Bem, Alto do Mateus I, Vieira Diniz, Rangel I, Roger III, Alto do Céu II, Geisel III, Timbó I, Timbó II, Torre, Jardim Miramar I, Jardim Planalto e Tito Silva.

Foto: Ivomar Gomes.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.