Ads Top

Projetos da Prefeitura de João Pessoa preparam crianças para um futuro melhor

 


As crianças são o futuro da nação. Por isso, nesta quarta-feira (24), data em que é comemorado o Dia da Infância, a Prefeitura de João Pessoa ressalta a importância dos projetos voltados para prepará-las para um futuro melhor, investindo sobretudo em educação, cultura e esporte. São diversos programas e ações desenvolvidos pela atual gestão que buscam uma melhor qualidade de vida para os pequenos pessoenses e tornam a capital paraibana como referência nacional.

Desde janeiro de 2021, o prefeito Cícero Lucena colocou como meta deixar a Rede Municipal de Ensino melhor ou igual à rede particular. Para isso, são diversos investimentos em estrutura e na formação dos profissionais. Mais de 40 escolas estão sendo construídas ou reformadas na Capital, todas com salas com ar-condicionado, garantindo conforto aos cerca de 70 mil estudantes municipais.

A Rede Municipal de Ensino também está passando por um processo de informatização nunca visto. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), adquiriu mais de 40 mil tablets, que estão sendo distribuídos entre os alunos do ensino fundamental. O ato faz parte de um amplo programa de modernização do parque tecnológico da educação de João Pessoa.

Também foram adquiridos mais de 13.500 Chromebooks. Cerca de 4.500 para uso dos profissionais de educação, e os outros 9 mil que estão sendo encaminhados para as escolas junto de um carrinho de recarga. As escolas e Creis também estão recebendo 1.000 novos computadores. Todos possuem monitor com borda infinita e todos são acompanhados de nobreaks.

“Tudo o que for para fazer o bem à criança, a Prefeitura topa e não tem medo de enfrentar. Para você ter uma ideia, a educação de João Pessoa hoje é uma referência nacional. É a única rede pública do Brasil que tem cuidadores para crianças especiais. Até em escolas particulares, os pais precisam entrar na Justiça para garantir esse direito, embora seja um direito dos alunos, mas nem todas as escolas cumprem. João Pessoa dá o exemplo do poder público que não tem medo de enfrentar os problemas”, destacou o prefeito Cícero Lucena.

Futuro na dança - Ainda na pasta da educação, a Prefeitura de João Pessoa retomou a parceria com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Atualmente, cinco alunos são bolsistas da escola, situada em Joinville-SC. As crianças recebem todo o apoio da Prefeitura com passagens, moradia, alimentação e outras necessidades. O grupo é acompanhado em toda a sua rotina por uma mãe social.

E uma nova seleção já está sendo feita pela Secretaria de Educação e Cultura, que vai oportunizar mais alunos a terem a oportunidade de estudar na Escola do Teatro Bolshoi e de realizarem o sonho de se tornarem bailarinos profissionais.

“Estamos melhorando a infraestrutura, trazendo a tecnologia para somar com a pedagogia para dentro da rede, trazendo professores qualificados, trazendo cuidadores para dar o direito aos alunos especiais, que agora efetivamente estão participando das atividades na escola, além de atividades lúdicas, levando as crianças para a Escola Bolshoi, então, são muitas ações que estamos fazendo para cuidar das nossas crianças”, disse a secretária de Educação e Cultura da Capital, América Castro.

Futuro no Esporte – Além das ações na educação, a Prefeitura de João Pessoa tem investido muito no esporte através do Projeto Campeões do Amanhã, desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), que disponibiliza aos alunos um leque de mais de dez modalidades esportivas para estimular, descobrir e intensificar talentos entre os pequenos atletas.

As modalidades ofertadas pelo Campeões do Amanhã são as seguintes: vôlei, natação, handebol, ginástica rítmica e artística, futebol masculino e feminino, vôlei de praia, jiu-jitsu, canoagem olímpica, triathlon e remo oceânico. Todas as opções são gratuitas.

“É muito importante a gente ter essa iniciação esportiva. Esse primeiro contato das crianças com a modalidade esportiva é muito bom para elas terem noção das regras, de como é feito o esporte, além da convivência social. Quando a gente consegue fazer a iniciação esportiva com crianças, isso tende a no futuro termos equipes de jovens atletas e que elas sejam atletas de alto rendimento”, destacou o secretário de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa, Kaio Márcio.

Foto: Kleide Teixeira, Dayse Euzébio e Sérgio Lucena.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.