Ads Top

Semam promove plantio de mudas na UFPB em apoio ao ‘Trote Verde’

 


Depois de dois anos sem realizar o Trote Verde de maneira presencial, por causa da pandemia, a Comissão de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, realizou nesta quarta (24), a recepção dos novos estudantes, “os feras”, com o plantio de 200 mudas de árvores nativas na área do Campus I.

O Trote Verde é uma ação da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB e vem sendo promovido desde 2013. Os feras são recepcionados pelos professores e juntos fazem, na área da UFPB, o plantio de mudas de árvores. O plantio conta com parceria da Semam, que faz a doação das mudas de árvores, produzidas no Viveiro Florestal. Para o professor Joácio Morais, presidente da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB, “o Trote Verde é uma maneira de recepcionar os estudantes de forma acolhedora, sem constrangimentos, nem violência. Desde 2013, quando foi implantada a Comissão, instituímos o Trote Verde e nesse período foram plantadas aproximadamente 5 mil mudas de árvores nativas na área do Campus I”, concluiu.

A vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira, destacou que a UFPB está situada dentro de uma área de Mata Atlântica. “O Trote Verde volta o nosso olhar para o meio ambiente de uma maneira positiva, estimulando a consciência ambiental, a necessidade de cuidarmos do planeta”, concluiu.

A ação foi acompanhada pelo secretário Executivo de Meio Ambiente, Djalma Castro, que destacou a importância de estimular a educação ambiental. “A Semam faz questão de participar de uma ação como essa. É muito gratificante observar os jovens, que estão aqui iniciando uma nova etapa da vida. Daqui a alguns anos eles poderão passar ao lado de uma dessas árvores e vai ficar na memória a lembrança de que ajudaram a plantar, de que contribuíram, de alguma forma, com a vida no planeta”, concluiu.

Durante o plantio também foi feita a arrecadação de alimentos não perecíveis, que foram entregues para a associação Comunidade Mariana Caminho da Cruz, que promove ações sociais às famílias que precisam de apoio.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.