Ads Top

Conferência Municipal de Saúde começa nesta quarta-feira no Espaço Cultural



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) iniciarão, nesta quarta-feira (29), a 9ª Conferência Municipal de Saúde com a finalidade de debater propostas e prioridades para o Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade de abertura está marcada para às 9h no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho.

 

O evento é realizado a cada quatro anos e tem como objetivo avaliar a situação da saúde pública na cidade, propondo diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde em níveis municipal, estadual e federal. Este ano, o tema da Conferência é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

 

De acordo com a representante da SMS no CMS, Niedja Siqueira, o evento contará com 350 participantes inscritos, entre gestores, trabalhadores e usuários da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa. “A Conferência de Saúde é um momento ímpar e importantíssimo para mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca das necessidades e prioridades de cada território, da saúde como direito, assegurando as diversas formas de pensar e fortalecer o SUS”, afirmou.

 

A programação deste ano inclui a participação do conferencista André Luís Bonifácio de Carvalho, doutor e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além da formação de grupos de trabalho com quatro eixos temáticos ligados à saúde e garantia de direitos, apresentação e aprovação de propostas, finalizando com a eleição de delegados para a Conferência Estadual de Saúde. O evento segue até esta quinta-feira (30) no Espaço Cultural José Lins do Rego.

 

Durante o mês de fevereiro, aconteceu a etapa distrital da Conferência nos cinco distritos sanitários da Rede Municipal de Saúde, de onde saíram propostas das diferentes regiões do município, as quais serão colocadas em pauta na Conferência Municipal.


Foto: Ivomar Gomes. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.