Ads Top

Cabedelo lança edição 2023 do Programa “Um Por Todos e Todos Por Um” - Pela Ética e Cidadania



A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), realizou, nesta segunda-feira (17), o lançamento da edição 2023 do Programa “Um Por Todos e Todos Por Um” - Pela Ética e Cidadania (UPT).


A solenidade aconteceu no Auditório Seduc e contou com a presença de gestores e adjuntos das escolas municipais, representantes da CGU e do Núcleo de Cidadania do Adolescente (Nuca).


O evento marcou a renovação da parceria que, ao longo dos últimos anos, tem mobilizado as escolas municipais no trabalho em sala de aula com os conteúdos motivados pelo Programa, assim como na produção de obras nas modalidades de redação e desenho, visando a participação no concurso de nível nacional.  A reunião contou com a presença de unidades que já trabalham com o Programa e de escolas ingressantes na atividade.


“Em um processo como esse que se instala hoje, a partir da renovação da parceria com a CGU para continuidade do Programa, é importante destacar, em primeiro plano, a participação dos gestores escolares que adotam e fazem o projeto acontecer em suas respectivas unidades. São eles que vestem a camisa realmente e revelam todo seu amor pela educação e, sobretudo, pelos educandos, nossas crianças, em sua trajetória de vida, aprendizados e exercício da cidadania”, comentou o secretário adjunto da educação, Jordan Dornelas. 


Atualmente, o programa contempla 16 (dezesseis) unidades de ensino dos Anos Iniciais que, em sua maioria, participa do Concurso de Desenho e Redação, tendo visibilidade maior do programa em sala de aula durante todo o ano.


“É uma satisfação, por meio da Coordenação de Anos Iniciais, poder dar início a um programa tão grandioso para nossas unidades de ensino. Por nossa própria experiência podemos falar do orgulho de nossas crianças dentro desse projeto, através do envolvimento delas em todo o processo. Por isso, a Seduc busca prestar todo apoio às escolas, regista uma adesão significativa e compreende esse programa como uma parceria que vem somar e agregar na construção da educação participativa, ampla e crítica que a atualidade requer”, destacou a coordenadora de anos iniciais,  Cristiana Cavalcanti.


Participam do programa as escolas Agripino José De Morais, Adjuto Carlos De Morais, Altimar De Alencar Pimentel, Antônio Viana Da Silva, Damásio Franca De Macedo, Centro Integrado Imaculada Conceição, Edilene Oliveira Barbosa, Elisabeth Ferreira Da Silva, Edezio Rezende Pereira, João Roberto Borges, Maria Jose De Miranda Burity, Maria Das Graças Carlos Rezende, Silvana Oliveira Pontes, Placido De Almeida, Vereador Pedro Américo e Maria  José Verissimo De Andrade. Ao todo, o programa envolve em torno de 600 Alunos.


“Estamos muito felizes por lançarmos a edição 2023 do Programa na rede municipal de educação de Cabedelo, que já o vinha aplicando na versão digital em anteriores e agora receberá a versão impressa. Ao lado da ação fiscal da CGU, ela também se preocupa com a educação, ou seja, em discutir e implementar valores relativos à ética e à cidadania desde a infância, para que, no futuro, esses protagonistas venham a agir da forma correta, se posicionando e trabalhando de forma ética e cidadã", destacou a representante da CGU, Janine Vilar Ramalho.


Adesão e incentivo - Esta é a 13ª edição do Programa que tem por objetivo trabalhar de forma lúdica os temas relacionados à ética e a cidadania com educandos das escolas municipais, assim como o incentivo a produção de textos e desenhos que retratam temáticas relacionadas aos conteúdos constantes nas cartilhas.


O Programa nasceu no ano de 2008, por meio de uma parceria firmada entre a Controladoria Geral da União (CGU) e o  Instituto Maurício de Souza com objetivo de idealizar o programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania!”. O lançamento oficial veio a acontecer em dezembro de 2009.


Em sua estratégia de ação, o programa busca desenvolver ações educativas na promoção dos valores, da autoestima, da cidadania e do cultivo da cultura de paz. Ao agregar educandos, gestores, supervisores e demais funcionários no processo, o programa procura promover uma ação coletiva de educação em prol da cidadania. Todo o material didático pedagógico do programa está alinhado aos objetivos gerais e específicos da BNCC – Base Nacional Comum e curricular.


Em Cabedelo, as ações têm tido impactos positivos na comunidade escolar. Nas últimas edições, o município além de promover a adesão e participação, tem conseguido destaque nas etapas estadual e nacional. 


“O concurso da CGU tem como objetivo despertar nos estudantes de todo o país o interesse pelos temas relacionados ao controle social, ética e cidadania por intermédio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na sociedade, vem também a contribuir para o processo de formação da cidadania, ao estimular o pensamento sobre o papel de cada indivíduo na sociedade. Promove a participação social e contribui no processo de incentivo e de ensino e aprendizagem”, gestora Jocelina da Escola Damasio Franca. 


Foto: Reprodução Google. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.