Ads Top

Prefeitura de João Pessoa incentiva formação de jovens leitores nas escolas da rede municipal



O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado nesta terça-feira, 18 de abril. E a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), aproveita a data para reforçar o compromisso com o incentivo à leitura através de projetos desenvolvidos nas escolas e oferecendo bibliotecas equipadas em toda a Rede Municipal de Ensino.

 

Uma das unidades modelo no incentivo à literatura é a Escola Municipal Lúcia Giovanna Duarte de Melo, localizada no bairro de Gramame. No espaço, que conta com quase mil alunos do Infantil II ao 4º Ano, há o Projeto ‘Lúcia Giovanna no Mundo da Literatura Infantil’, que desenvolve ações ao longo de todo o ano.

 

De acordo com a diretora da escola, Lucilene Maria da Conceição, as crianças são incentivadas a mergulharem no universo da leitura desde cedo, com oficinas de contação de histórias. “As professoras passaram por um processo de formação contínuo e a leitura de literatura infantil passou a fazer parte do cotidiano da escola. Então, não é uma coisa que tem dia de leitura, que só trabalha hoje ou no bimestre. A escola vive literatura o ano inteiro. As crianças levam livros para casa, a gente confecciona bonecos personagens dos livros para a contação de histórias”, destacou.

 

A escola também conta com uma biblioteca com uma grande variedade de títulos literários. O espaço é muito frequentado pelas crianças, que são incentivadas a ler desde cedo. Uma delas é Maria Luísa, de 9 anos, aluna do 4º Ano, que revelou que a biblioteca é sua lugar preferido na escola. “Eu amo ler. Eu adoro a biblioteca e tento ler pelo menos um livro toda semana. O meu livro preferido é ‘A Menina das Estrelas’, do autor Ziraldo. Já li o livro vezes”, contou.

 

Instalações Literárias - Nesta segunda-feira (17), véspera do Dia Nacional do Livro Infantil, foi iniciada mais uma edição do subprojeto ‘Instalações Literárias’, que é desenvolvido em cada bimestre do ano letivo por alunos do 1º ao 4º Ano. Foi montado um espaço na escola onde os alunos desenvolveram trabalhos.

 

“Os alunos do 4º Ano passaram todo o primeiro bimestre do ano letivo trabalhando poesias dos autores Cecília Meireles e José Paulo Paes. Eles fizeram um trabalho conhecendo as poesias, escrevendo a respeito das poesias, fazendo pesquisas e produzindo materiais que serão apresentados. Eles montaram a estrutura juntamente com as professoras e o espaço fica aberto para a visitação dos familiares”, contou a diretora, complementando:

“Com o trabalho que desenvolvemos na disseminação da leitura, muitas crianças na hora do recreio trocam as brincadeiras pela biblioteca. O espaço também está sempre aberto para os familiares, que são importantes neste trabalho de incentivo”, concluiu.

 

Leitura na UPA – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, uma das mais movimentadas da Capital, também conta com um espaço para incentivar a leitura infantil. No local há uma minibiblioteca, que conta com vários títulos infantis para que as crianças possam ler enquanto aguardam atendimento ou durante o período em que estiverem internadas.

 

O projeto foi criado há alguns anos e conta o apoio dos profissionais e de usuários da unidade de saúde, que estão sempre fazendo doações de livros para manter o espaço literário repleto de histórias. “A maioria dos livros é doado pelos próprios usuários, que já frequentam o local e vêm aqui deixar os livros. Às vezes são tantos livros que não cabem no espaço, aí a gente vem aqui e distribui nas enfermarias, principalmente no espaço infantil, onde também disponibilizamos mesas para que eles possam se distrair com a leitura durante o atendimento”, contou Aline Rodrigues, diretora administrativa da UPA.

 

Data - O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado na data do nascimento de Monteiro Lobato e foi escolhida como forma de homenagear um dos maiores escritores da literatura infantojuvenil do Brasil.

 

Foto: Kleide Teixeira. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.