Ads Top

População indígena cresce 20,4% e ultrapassa os 30 mil habitantes na Paraíba, aponta Censo 2022



O Censo 2022 referente a população indígena, divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou um crescimento no número de pessoas que se declararam indígenas. Conforme apurou o ClickPB junto ao IBGE, na comparação com 2010, os resultados indicam que houve aumento de aproximadamente 20,4% no total da população indígena no estado, que passou de 25.043 para 30.140, um crescimento absoluto de 5.097 pessoas. 


Essa expansão do contingente foi observada em 113 municípios paraibanos, ou seja, pouco mais da metade dos 223 (50,7%). Além disso, houve uma leve alta na participação desse grupo no total da população do estado que, no primeiro levantamento, era de 0,7% e, no mais recente, foi de 0,8%.


Em 166 municípios, dos 223 existentes no estado, pelo menos um morador se declarou indígena, seja no quesito cor ou raça ou na pergunta de cobertura “você se considera indígena?”. Essa segunda questão só era aberta após a primeira, em localidades indígenas previamente identificadas, caso a pessoa houvesse respondido que se identificava com outra cor ou raça, ou seja, branca, preta, parda ou amarela. 


Ao avaliar a série histórica, a publicação ressalta que as inovações adotadas de um Censo para o outro, como melhorias e atualizações nos questionários, podem ter contribuído parcialmente para esse aumento. No entanto, a dimensão demográfica da alta poderá ser mais bem compreendida a partir de futuras divulgações, com a divulgação de outras variáveis e temas, como sexo, idade, etnia, fecundidade, fertilidade e migração.


CanalPB com ClickPB


Foto: Reprodução Google. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.