Ads Top

Cabedelo tem finais de semana de janeiro movimentados com eventos na agenda cultural



A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) , está promovendo a programação do projeto Verão Cabedelo +Criativo e apoiando outros eventos culturais em todos os fins de semana do mês de janeiro.


A iniciativa da Secult une artesanato, música, dança, teatro, literatura, entre outras manifestações culturais, e mobiliza os setores culturais da cidade durante a alta estação, período em que a cidade experimenta uma intensa movimentação turística.


Durante  o mês de janeiro inteiro, o projeto traz como proposta a realização de eventos culturais, incluindo feiras itinerantes de economia criativa, apresentações musicais e culturais, que agregam valores sociais e econômicos, tanto para a população local, quanto para os visitantes do município.


"Na verdade, são eventos distintos que vêm sendo formatados ao longo dos últimos anos, porque a gente vem trabalhando com o Plano de Economia Criativa com o objetivo de fortalecer a identidade local. Eles acabam integrando a programação do Verão Cabedelo Mais Criativo. E dentro disso, temos como exemplo a Feira de Artesanato da Cabedelo Mais Criativa, que  já vem acontecendo há alguns anos e que agora integra esse projeto. Neste aspecto, complementamos a programação com a promoção de eventos culturais no Parque do Jacaré, nas praias e na Praça Getúlio Vargas com o apoio ao evento "Samba na Getúlio". A  grande novidade fica por conta do evento Sextou no Casarão, que tem atraído um público maravilhoso. É a valorização da pluralidade cultural se concretizando na atual gestão municipal e é importante ressaltar que, alguns dos eventos, merecerão continuidade posteriormente ao período de verão", destacou o secretário da cultura, Igobergh Bernardo.


A programação completa pode ser conferida nos canais oficiais da PMC, e prevê atividades em vários locais: Casarão do Padre, no Centro, às sextas- feiras, com o “Sextou no Casarão”, reunindo atrações musicais; Praia do Jacaré, também às sextas, com o “Pôr do Sol no Parque do Jacaré”, com atrações musicais; Praia Formosa/Ponta de Matos, aos sábados, com “Feira Cabedelo + Criativa” e atrações musicais; e Largo de Nazaré, na Praia do Poço, apenas com a feira e som ambiente, aos domingos.


Fim de semana cultural – Neste final de semana, foi a vez de grupos musicais e culturais como a Batucada Drink Folia Sambareggae, o Xaxado Infantil  do Renascer, a banda de forró Flor de Avelã, a banda de pop rock Um de Nós e o cantor Glauber Santos terem oportunidade de mostrar seus trabalhos artísticos para uma mescla de público formado por munícipes e turistas.


Com este projeto, estão ganhando valorização, visibilidade e incentivo os agentes culturais cabedelenses, que já têm um trabalho artístico há anos e também novos talentos que estão surgindo recentemente .


"A cidade de Cabedelo está lotada, você percebe em cada esquina, somos mesmo a Capital do Verão Brasileiro. Até nos ensaios da Drink Folia no Casarão estamos  sendo visitados por turistas de todo o Brasil. E estes eventos promovidos pela Secult demonstram que mesmo concorrendo com eventos gigantescos com atrações de renome nacional, os artistas locais também têm oportunidade de participar da programação e de dar sua colaboração, fomentando o turismo e fortalecendo o comércio local. Estão de parabéns pela iniciativa", comentou Igo Viana, coordenador e vocalista da batucada Drink Folia Sambareggae, que se apresentou no Casarão do Padre comemorando seus 30 anos de criação.


Débora Ferreira, vocalista da banda Um de Nós, falou sobre sua primeira experiência com um show na Praia Formosa. "Foi incrível. É a primeira aparição dessa formação do nosso grupo para o público e ver a receptividade das pessoas de Cabedelo e dos turistas que estão aqui nesse verão foi muito legal. Esses eventos culturais movimentam muito a cultura da cidade e as pessoas veem que existem vários artistas aqui. Muito massa a iniciativa da Secretaria de Cultura".


O cantor Glauber Santos já começou a fazer shows até fora da Paraíba, mas agradeceu a oportunidade de divulgar seu trabalho dentro de Cabedelo. "Esse evento é incrível pro verão e está de parabéns a Secretaria de Cultura. Isso só valoriza os artistas da casa e é maravilhoso poder ter esse reconhecimento. Fomos acolhidos com muito carinho", concluiu.


Turistas de todo o Brasil - A Capital do Verão Brasileiro está sendo movimentada por visitantes de várias partes do Brasil. Muitos deles se encantam com estes eventos culturais.


"Tudo muito lindo. Não imaginava que aqui em Cabedelo fôssemos encontrar tanta diversidade cultural, além de belas praias. Batucada, forró, samba, pagode ...que maravilha", afirmou a empresária Maria Salete Cruz, que veio do município de Porto Velho-RO veranear com sua família.


"Primeira vez em Cabedelo e fiquei encantado com cada evento cultural que é realizado aqui. Pena que minha estadia foi curtíssima. Mas estou levando no coração e já pretendo voltar", afirmou o professor Gilson Duarte, da cidade de Garanhuns-PE.


Foto: Reprodução Google. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.