Ads Top

Jornal Extra destaca decadência e abandono do Hotel Tambaú, principal cartão postal de João Pessoa



O Jornal Extra fez um artigo sobre o descaso com o principal cartão postal de João Pessoa, o antigo Hotel Tambaú, localizado na orla da capital paraibana. No auge do seu funcionamento, o espaço era considerado um empreendimento 5 estrelas, classificado com uma dos melhores lugares para se hospedar no mundo.


Como verificado pelo ClickPB, o Hotel Tambaú foi fechado em 2006 após declarar falência por problemas administrativos. Atualmente o espaço vive uma intensa batalha judicial pela propriedade. Em 2021, acabou sendo comprado pela rede hoteleira Ampar. A empresa prometeu reabrir o Hotel Tambaú, mas o projeto é alvo de críticas e polêmicas.


‘Do luxo ao lixo’: conheça o Hotel Tambaú, cartão postal de João Pessoa abandonado desde 2006


O Hotel Tambaú em João Pessoa, na Paraíba, já foi um dos mais famosos do Brasil. Com arquitetura icônica à beira d’água, mais de 200 quartos e avaliação 5 estrelas, o local era cartão postal da cidade e atraía visitantes do mundo inteiro. Hoje, está abandonado, vítima de problemas administrativos e uma intensa batalha judicial pela sua posse.


O hotel foi inaugurado em 1971 e administrado por uma rede ligada à antiga Varig. Seus tempos de glória foram marcados por muito luxo e festas incríveis, mas, nos bastidores, inúmeros problemas aceleraram o declínio do estabelecimento e culminaram em sua falência em 2006. A empresa aérea faliu pouco depois, em 2010.


Após disputas jurídicas pela posse do Tambaú, ele foi a leilão em 2021 e acabou sendo comprado pela rede hoteleira Ampar. A empresa prometeu fazer um grande projeto de revitalização do cartão postal a fim de abri-lo novamente ao público e esquentar a economia local. Ela até ergueu um tapume em volta da estrutura e instalou câmeras para impedir a invasão e depredação da propriedade, mas o projeto é alvo de críticas e polêmicas.


Moradores da cidade afirmam que pouco foi feito para impedir a deterioração da estrutura e que ela continua em estado de abandono. O youtuber Diego Madruga filmou um vídeo em volta do local no ano passado, no qual ele descreve um forte cheiro de fezes vindo do hotel. Imagens aéreas também capturaram cenas de piscinas esverdeadas e estruturas em ruínas.


Em nota, a Ampar disse que o prédio foi “encontrado em literal estado de abandono e apresentando sinais de depreciação natural, principalmente pela maresia e também depredação provocada por vândalos e outros malfeitores”. A rede hoteleira também alega que solicitou a regularização do fornecimento de energia elétrica e recolhimento de lixo.


“Estamos determinados e reunimos todos os esforços necessários a fazer a recuperação e revitalização do Hotel Tambaú, devolvendo ao turista e ao povo da nossa cidade o nosso cartão postal”, declarou a Ampar.


CanalPB com ClickPB


Foto: Reprodução Google. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.