Ads Top

Centro Cultural São Francisco abre, nesta quinta-feira, exposição que celebra os 34 anos do instituto



Será aberta com uma vernissage, às 19h desta quinta-feira (14), a exposição “Iconografia Revelada: desvendando o Centro Cultural São Francisco”, em João Pessoa. O Centro Cultural completa 34 anos, neste mês de março, com a abertura dessa exposição que destaca a riqueza da arquitetura e dos adornos presentes na edificação histórica que hoje abriga a instituição, uma construção secular de estilo barroco. A entrada na exposição é gratuita.


A curadora da exposição, Jéssica Teles – ao lado de Ismael Freitas e Aurora Caballero -, conta que quem visitar a mostra poderá conhecer mais sobre a história do complexo e também apreciar elementos que fazem parte do espaço.


“Diante da monumentalidade e da profusão de elementos presentes no antigo convento, muitas vezes, alguns detalhes passam despercebidos. Através dessa exposição, nosso objetivo é provocar os visitantes a olhar com mais atenção para formas e símbolos presentes em nosso espaço, e convidá-los a saber mais sobre os significados por trás destes”, declarou Jéssica.


O complexo arquitetônico que abriga o Centro Cultural São Francisco desde 1990 é formado pela Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, o claustro e um grande jardim externo, além do Adro com azulejos históricos e painéis que retratam as estações da Paixão de Cristo, e o Cruzeiro, que foi reformado recentemente, o qual chama a atenção de quem passa pelo local.


O visitante é convidado a mergulhar na história enquanto percorre os corredores históricos e conhece lugares encantadores, a exemplo da Capela Dourada. O Centro Cultural São Francisco também dispõe de exposições de longa duração de Arte Sacra e Popular, além das exposições temporárias e das apresentações culturais gratuitas.


Visitação guiada


O Centro Cultural São Francisco também oferece visitação guiada por todo o complexo arquitetônico oferecendo uma imersão na história das igrejas do local e na arte barroca ainda preservada. As visitas guiadas acontecem de terça a sábado, das 9h às 16h (com entrada até às 15h45), e aos domingos das 9h às 15h (com entrada até 14h45). A entrada custa R$ 15 para o público em geral, e R$ 7,50 para idosos, crianças entre 8 e 12 anos e estudantes e professores (com necessidade de comprovação). Crianças de até 7 anos tem entrada gratuita. Todas as visitas são guiadas por monitores.


CanalPB com ClickPB


Foto: Reprodução Google. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.