Ads Top

Cabedelo realiza atividades relativas ao Maio Laranja, mês dedicado à luta contra a violência sexual contra crianças e adolescentes



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), deu início, nesta quarta-feira (15), a programação da campanha “FAÇA BONITO - PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES”.


A programação foi aberta com a realização de um Pit Stop em frente ao Centro Integrado Imaculada Conceição, na BR-230, e prevê mais dois eventos durante esta semana, além das atividades que estão sendo trabalhadas nos Centros de Convivência (SCFV) diariamente.


As ações têm como principais objetivos mobilizar, sensibilizar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A iniciativa faz parte da programação relativa ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio, cuja principal linha de ação são a mobilização, o debate e a informação para a população.


“É crucial manter um estado de vigilância constante em relação a crianças e adolescentes, pois estamos cientes da vulnerabilidade deles a diversos tipos de abusos e violências. Por isso, Cabedelo se engaja nessa campanha para alertar, ou seja, para levar à sociedade os lemas, pô-los em discussão e disparar o alerta para a atenção, vigilância quanto às possíveis ocorrências. Investe-se sobretudo na sensibilização e prevenção, assim como divulgamos os canais de denúncia disponíveis. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, relatou a secretária de Assistência Social, Mariana Jubert.


O evento também faz parte da programação do Maio Laranja, mês dedicado à conscientização sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, e tem por objetivo alertar a sociedade para este tipo de violência, investir na prevenção e desmistificar os conceitos equivocados e mitos que a envolvem.


Programação – Na quinta-feira (16), a campanha “Faça Bonito”, por meio da ação “Rede nos Trilhos”, levará sua mensagem aos usuários do sistema metropolitano de trens urbanos, junto com a Rede de Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e Adolescente (REDEXI). Já na sexta-feira (17), a partir das 16h, a campanha aporta no Parque Turístico do Jacaré com ação realizada em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13).


Mais dois eventos compõem a programação da campanha, nos quais o município marcará presença. No próximo dia 22, Cabedelo participará de Ato Público, em Mangabeira (João Pessoa) e no dia 29, da Caminhada Faça Bonito, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa em parceria com as REDES de enfrentamento a violência sexual contra criança e adolescente no Estado da Paraíba.


            18 de maio – O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e vem, ao longo dos últimos anos, mobilizando setores da sociedade na luta contra a violência sexual. Trata-se de uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou muitos municípios pelo país.


Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.


As ações compõem mobilização, de nível nacional, que oportuniza a cada município a realização de ações voltadas para a educação e orientação à sociedade sobre necessidade da prevenção à violência sexual. Trata-se de uma convocação que atende a urgência de proteção, vigilância, atendimento e acompanhamento de possíveis vítimas.


A campanha com os dizeres 'Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes' é realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Por conta da data de 18 de maio, ela se intensifica entre os meses de abril e maio.


            Canais de denúncias – Em Cabedelo, a população pode denunciar abuso e exploração Sexual de Crianças e Adolescentes através do Disque 100, Disque 155, Policia Civil 190, Conselhos Tutelares (CT1 - 3206-0840 e CT2 - 3206-0841) e pelo aplicativo Cabedelo Conecta (espaço Creas).


Foto: Reprodução Google. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.