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Comercial cai mal e faz Neymar, Gillette e agência estudarem reação


Menos de 24 horas depois do lançamento da nova campanha, Neymar, Gillette e a agência responsável avaliam os efeitos produzidos pelo comercial, que serviu como pronunciamento público do jogador após as críticas recebidas na Copa do Mundo. Cientes da repercussão negativa que o vídeo alcançou, as partes estudam como podem minimizar o efeito disso na imagem do jogador do PSG, que viu a estratégia inicial ter efeito contrário.

O UOL Esporte apurou que o vídeo publicitário tinha sim a intenção de melhorar a imagem do jogador do PSG após a Copa do Mundo. A ideia da marca e da agência era aliar o discurso de um "novo homem todo dia" à necessidade de Neymar mostrar que "mudou" após a passagem pela Rússia, que abalou a imagem do jogador. O resultado, porém, não saiu como se esperava. Neymar foi criticado por tentar se redimir em uma propaganda, repetindo estratégia já usada antes na carreira, virou meme nas redes sociais e apanhou até no exterior, onde o vídeo chegou a ser chamado de patético.

A primeira atitude para conter esse efeito negativo foi justamente tentar evitar tratar o vídeo como uma estratégia de imagem de Neymar. A Gillette e agência Grey, responsável pela produção, tentam explicar que o material se trata apenas de uma campanha vinculada ao novo slogan da marca de aparelhos de barbear: um novo homem todo dia. Acrescentam, inclusive, que outros garotos-propaganda devem estrelar comerciais do tipo nas próximas semanas. A questão é que a "estreia" com Neymar não é ocasional.

O vídeo exibido em horário nobre da TV, no domingo à noite, foi uma campanha colaborativa feita entre marca, agência e Neymar, com tudo sendo preparado rapidamente. Nas duas últimas semanas, as partes se reuniram algumas vezes e, em conversas informais, Neymar expôs sua impressão pessoal sobre as cobranças sofridas durante a Copa. O texto, então, foi construído a partir de algumas coisas que Neymar falou, sendo que a versão final foi aprovada pelo jogador e seu pai, que também acompanhou o processo.

Se de um lado a marca ajudaria o jogador a passar pelo momento difícil, por outro, a P&G, dona da Gillette, teria um de seus principais garotos-propaganda para afirmar um novo posicionamento da marca. O UOL apurou que tanto o estafe como a agência perceberam a repercussão negativa imediatamente.

A marca e a agência estudam estratégias para minimizar o efeito à imagem do atleta, que segue vinculado à Gillette. O estafe do jogador, por sua vez, acrescentam a propaganda à longa lista de desafios para o atleta, que viu sua imagem ser muito arranhada em um espaço de meses.

Há, dentro das empresas que cuidam da carreira do jogador, quem avalie que é preciso mostrar mais do Neymar como pessoa, os lados bons de sua personalidade e suas atitudes positivas com os outros, de forma mais direta e genuína. Existe também, entretanto, a preocupação que tudo o que sair do lado deles será recebido com negatividade. Na visão dessas pessoas, qualquer material oficial que revele atitudes positivas do astro será visto como uma tentativa de "fazer média", algo artificial e fabricado que não passa de uma tentativa de melhorar a imagem do jogador.

O UOL entrou em contato com o estafe do jogador, que não se manifestará sobre o assunto. A Gillette e a agência Grey afirmaram que se trata da nova campanha da marca.

"A nova campanha de Gillette convida todos os homens, começando pelo seu embaixador, a refletirem sobre as novas chances que cada dia oferece para se tornarem melhores do que ontem. Assim como muitos outros, Neymar Jr. encara desafios, lesões e derrotas, e o objetivo de Gillette é encorajar TODOS OS HOMENS, sem distinção, a refletirem sobre a oportunidade de se tornarem "um novo homem todo dia", diz o comunicado da Gillette.

A agência explica que o comercial já estava previsto no calendário da marca. "O Neymar é embaixador da marca desde 2015 e a campanha já estava prevista no calendário da marca. Toda comunicação foi construída marca, agência e o atleta. O vídeo com o Neymar faz parte da estratégia de lançamento de uma campanha intitulada 'Um novo homem todo dia'. A nova campanha convida todos os homens, começando pelo seu embaixador, a refletirem sobre as novas chances que cada dia oferece para se tornarem melhores do que ontem.  Assim como muitos outros, Neymar Jr. encara desafios, lesões e derrotas, e o objetivo de Gillette é encorajar TODOS OS HOMENS, sem distinção, a refletirem sobre a oportunidade de se tornarem "um novo homem todo dia".

Com Uol

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