Ads Top

Saúde de Patos promove capacitação para melhorar cada vez mais os serviços da UPA


A Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Saúde, estará promovendo um curso de Atualização em Enfermagem para os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Otávio Pires de Lacerda, localizada na Rua do Prado, Bairro Maternidade, nesta segunda e terça-feira, dias 30 e 31 de julho.

De acordo com o diretor da UPA, Wendel Palmeira, a capacitação tem como objetivo aprimorar o atendimento prestado aos usuários do SUS, mesmo com os números positivos de atendimento dos últimos seis meses que ultrapassaram a casa dos 26 mil.

“O balanço dos últimos seis meses da UPA 24 horas já ultrapassa 26.500 atendimentos prestados aos usuários do SUS de Patos e região. Só no mês de julho, foram 3.500 atendimentos, desafogando as outras unidades de saúde do município. Nesses dois dias de capacitação, estaremos abordando os mais variados temas que envolvem a atuação desses profissionais no dia a dia a fim de, cada vez mais, melhorar e qualificar os serviços prestados à população”, explicou Wendel.

A capacitação está abordando temas como: notificações em saúde do trabalhador; protocolo de classificação de risco; atribuições das equipes de saúde; abordagens às principais urgências; aspectos farmacêuticos na administração de medicamentos injetáveis, dentre outros temas.

A coordenadora de Enfermagem, Paula Carvalho, explicou que a ideia da capacitação surgiu após verificação da necessidade de qualificar os profissionais de saúde periodicamente. “Vimos a necessidade de estar promovendo esses cursos de capacitação para a nossa equipe de enfermagem e os temas que foram traçados foram justamente de acordo com as necessidades de cada setor”, disse a coordenadora.


Programação completa:


Dia 30/07 (segunda-feira)

Manhã:

Tema: Notificações em saúde do trabalhador

Palestrantes: Equipe do Cerest

Tema: Protocolo de Classificação de risco

Palestrantes: Flávia Maria Palmeira Nunes (Enfermeira)

Tarde:

Tema: Atribuições de equipe

Palestrante: Janaina Micaele dos Santos Silva (Enfermeira)

Tema: Aspectos farmacêuticos na administração de medicamentos injetáveis: uma abordagem voltada à enfermagem

Palestrante: Helimarcos Nunes Pereira (Farmacêutico UEPB – Esp. em farmácia clínica e hospitalar, Ms. em ciências da farmácia e Dr. pela UFPE)

Dia 31/07 (Terça-feira)

Manhã:

Tema: Notificações em Saúde do Trabalhador

Palestrantes: Equipe do Cerest

Tema: Abordagem às principais urgências

Palestrante: Dra Ana Carolina Gomes Leite (Médica residente, atua no SAMU/Patos, Esp. em pediatria)

Tarde:

Tema: Atualização em CME

Palestrante: Kamila Nethielly Sousa Leite (Ms. em enfermagem pela UFPB, Doutoranda FCMSCSP, Docente das FIP).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.