Ads Top

Trump e Juncker anunciam acordo para reduzir barreiras comerciais e avançar rumo à 'tarifa zero'


Trump e Juncker disseram que trabalhar juntos em busca de zerar as tarifas entre Estados Unidos e União Europeia.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciaram nesta quarta-feira (25) um acordo entre o governo norte-americano e a União Europeia para avançar rumo à "tarifa zero", evitando assim a guerra comercial.

A reunião na Casa Branca ocorreu em meio a tensão entre o presidente dos EUA e o chefe da UE. Juncker já chamou as ideias de Trump de "estúpidas", enquanto Trump declarou no Twitter que "as tarifas são as maiores" porque forçaram os parceiros comerciais a negociar com os Estados Unidos

"Nós concordamos hoje (quarta), antes de mais nada, a trabalhar juntos em busca de zerar as tarifas, zerar as barreiras não tarifárias, e zerar os subsídios em produtos industriais não-automotivos", disse Trump a repórteres na Casa Branca, ao lado de Juncker.

"Nós também vamos trabalhar para reduzir as barreiras e aumentar o comércio em serviços, químicos, farmacêuticos, produtos médicos, assim como soja", afirmou Trump.

A escalada da guerra comercial envolvendo os Estados Unidos e diversos países têm colocado a economia mundial em alerta. As primeiras medidas protecionistas foram anunciadas por Trump em março quando ele decidiu pela criação de novas taxas para a importação de aço e alumínio ao país. A decisão desencadeou uma série de medidas de retaliação de diversas economias mundiais.

Nesta quarta-feira a sinalização de um acordo já trouxe alívio para o mercado financeiro. Nos Estados Unidos, os principais índices acionários fecharam em alta. No Brasil, a bolsa recuperou o patamar de 80 mil pontos e o dólar recuou para R$ 3,70.

"Tínhamos a intenção de conseguir um acordo e alcançamos um acordo hoje", afirmou Juncker.

Primeiras medidas

Dentro dessa nova fase, Trump disse que a União Europeia começará a importar soja "especialmente do meio-oeste" dos Estados Unidos, assim como gás natural líquido, para "diversificar" as fontes energéticas, e reduzirá algumas tarifas industriais.

Trump também disse que eles "resolveriam as tarifas de aço e alumínio", enquanto Juncker afirmou que as partes adiarão as novas tarifas enquanto as negociações prosseguirem.

Ameaça de retaliação

Mais cedo, antes de anunciado o acordo, a comissária de Comércio da Comissão Europeia, Cecilia Malmstrom, disse que estava elaborando uma lista de US$ 20 bilhões em bens dos EUA como retaliação caso Washington decidisse impor tarifas sobre bens importados.

"Esperamos que não chegue a isso e que possamos encontrar uma solução. Do contrário, a Comissão Europeia está preparando uma lista bastante longa de muitos produtos norte-americanos", disse Cecilia ao jornal sueco Dagens Nyheter na quarta-feira.

Com G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.