Ads Top

‘Resgatando Sorrisos’ realiza sonhos e entrega mais 50 próteses dentárias a mulheres de Cabedelo

 


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) realizou, nesta segunda-feira (14), através do projeto Resgatando Sorrisos, mais uma entrega de próteses dentárias às mulheres cabedelenses.


O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), em parceria com as Secretarias municipais de Saúde e Ação Governamental. A entrega desta segunda-feira fez parte do calendário em alusão ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março.


O Resgatando Sorrisos foi lançado no mês de julho de 2021 e, a cada edição, são entregues cerca de 50 próteses dentárias a mulheres assistidas pelo SUS e que sofrem de perda dentária, seja por não terem tido acesso à higiene bucal, seja por terem sido vítimas de violência física ou por qualquer outro motivo que não as deixem mais sorrir como antes.


Entusiasmadas com o resultado do projeto, as secretárias Priscilla Rezende (SEPM) e Camila Holanda (Ação Governamental) cumprimentaram pessoalmente as 50 mulheres que foram contempladas nesta edição no Centro de Especialidade Odontológica (CEO).


“Esse projeto impulsiona a divulgação e torna menos burocrático um serviço que já existe no CEO. Ele foi criado com o intuito de atender às mulheres cabedelenses de baixa renda, muitas delas incluídas em programas sociais da Prefeitura, para que pudéssemos, de fato, resgatar os sorrisos e a alegria delas”, disse a secretária da Mulher, Priscilla Rezende.


“Queremos resgatar o que as pessoas têm de melhor dentro de si, através do sorriso. Pois, a partir daí, imagina-se que a pessoa consiga elevar sua autoestima para tentar se inserir no mercado de trabalho com mais dignidade, para o seu próprio bem estar e até para iniciar relacionamento afetivo. Não é somente uma questão de estética, mas principalmente de saúde, pois vai melhorar também a questão da mastigação e, aliado a uma boa higiene, pode evitar também infecções bucais”, destacou Camila, à frente da Ação Governamental.


Todo processo de habilitação para receber as próteses tem início com a inscrição, presencialmente, na Secretaria da Mulher. Após esse processo, a equipe do CEO informa as inscritas, por telefone, as datas em que elas podem comparecer ao Centro para a moldagem e, posteriormente, numa segunda data, para a prova.


“No CEO, além das próteses oriundas deste projeto, também distribuímos dezenas delas que são da demanda comum do serviço. Esse projeto teve boa aceitação e por isso já está em sua terceira edição. É muito gratificante, depois de todo o processo, ver o sorriso estampado no rosto de cada uma pessoa! Isso nos motiva ainda mais” afirmou a diretora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Rayssa Nunes Camelo.


Mesmo com o uso ainda obrigatório das máscaras, deu para perceber a felicidade das mulheres contempladas pelo projeto. A servidora pública Fátima de Melo, moradora do Recanto do Poço, saiu sorrindo satisfeita depois de receber a prótese.


“É muito bom porque antes não existia esse projeto. E ele ajuda pessoas que não têm condições de arcar com uma prótese. A gestão está de parabéns, espero que sempre continue assim”.


Maria das Neves Santos, dona de casa do Renascer 2, também destacou a gratuidade e qualidade do serviço. “Achei maravilhoso, principalmente porque não temos condições de comprar, e eu não paguei nada por isso. Agora eu ficarei mais à vontade, posso até sorrir numa foto, posso ser feliz”, concluiu.


Para se cadastrar no projeto, as mulheres precisam ir à sede da SEPM, portando os seguintes documentos: Identidade, CPF, Comprovante de Residência e carteira do SUS.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.