Ads Top

Cabedelo sedia Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais e consegue reunir representantes de 19 estados

 


Cabedelo sedia, até o sábado (26) o 5° Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Enneguam). A abertura do evento, aconteceu nesta quinta-feira (24) no Auditório da Uniesp Faculdades, e reuniu, além de representantes das Guardas Municipais dos nove estados do Nordeste, representantes da Segurança Municipal de todo o país.


O encontro é promovido pela Comissão Norte Nordeste de Guardas Municipais (Conneguam) em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, e reúne cerca de 400 pessoas em três dias de palestras, oficinas, mesas redondas e debates sobre  temas importantes para a segurança pública Municipal, em especial, para as Guardas Municipais.


Além das Guardas, o evento conta com a participação de autoridades da área de segurança e representantes do Ministério da Justiça.


O prefeito Vitor Hugo esteve presente ao evento e, durante sua fala na abertura, foi ovacionado e bastante reverenciado pelo público. Ele proferiu a palestra de abertura com o tema “A importância do olhar diferenciado do gestor para o fortalecimento da Guarda Municipal e da Segurança do município.”


"Sinto muita gratidão por esse momento, pois é com muita honra que trazemos esse evento para a nossa cidade. Eu visto essa farda azul marinho de corpo e alma e, com muito orgulho, porque amo a Guarda Metropolitana. Essa instituição é respeitadíssima e digna de toda nossa atenção. Por isso que recebemos todos de braços abertos e, após as discussões importantes que serão travadas neste espaço, além de todo aprendizado, convidamos a todos para conhecerem as belezas de nossa Cabedelo", destacou Vitor Hugo.


Participam do Enneguam 418 representantes das Guardas dos estados da Paraíba, Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe, Alagoas, Tocantins, Paraná, Pará, Amapá, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro.


O Comandante Geral da Guarda Metropolitana, secretário de Segurança de Cabedelo, Magalhães Lourenço, é o vice-presidente da Conneguam e recepcionou os participantes durante a aberturo do evento.


"É muito gratificante olhar esse auditório e ver tantas pessoas aqui reunidas por uma única causa: o fortalecimento das nossas instituições enquanto operadores da segurança pública. Precisamos que as administrações municipais enxerguem as Guardas Municipais ou Metropolitanas como merecem, com o verdadeiro respeito que o profissional que arrisca sua vida merece. Assim como acontece aqui em Cabedelo. Precisamos sair desse encontro ainda mais fortalecidos para essa luta", afirmou Magalhães que, durante o evento, também participa como palestrante com o tema: "Guardas Municipais e a Gestão Integrada da Segurança Municipal”.


O presidente do Conneguam e inspetor da Guarda Metropolitana de Macapá, Fernando Lourenço, fez um relato histórico sobre a origem das guardas municipais e destacando a importância das instituições. Lourenço também elogiou a postura do gestor de Cabedelo e o tratamento que é dado à GMC.


"Com base na legislação vigente 'é imprescindível que seja feita uma reestruturação nas administrações municipais para discutir e construir uma nova política de segurança urbana'. Nesse ponto, parabenizo e peço aplausos para a gestão municipal de Cabedelo, cujo gestor demostra, através das ações, ser realmente de sangue azul marinho", destacou Lourenço.


Ainda de acordo com Fernando Lourenço, o Enneguam em Cabedelo bateu todas as marcas do evento em termo de participação, com 418 inscrições representando 84 municípios e 19 estados.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.