Ads Top

Emlur orienta sobre o descarte correto de materiais perfurocortantes para prevenir acidentes com agentes de limpeza


 

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recomenda que a população faça o descarte correto de materiais perfurocortantes para evitar risco à saúde dos agentes de limpeza. Materiais de tratamento de saúde não devem ser descartados com os resíduos domiciliares, por exemplo.

O agente de limpeza José Paulo, que trabalha na varrição de trecho da Avenida Epitácio Pessoa, afirma que é comum se deparar com material perfurocortante. “Geralmente, encontramos vidro. Eu sempre tenho cuidado no manuseio dos resíduos para evitar um corte. Até hoje deu certo. Temos os equipamentos de proteção individual que nos ajuda a prevenir acidentes deste tipo”, comenta.

Os equipamentos de proteção individual disponibilizados pela Emlur são: fardamento completo (calça, camisa, boné e máscara), luva de PVC e bota de couro.

Além do cuidado com os resíduos domiciliares, é preciso ter cautela ao consumir alimentos e bebidas nas praias, sobretudo, na faixa de areia. Conforme o agente de limpeza Joseilton Xavier, que trabalha na limpeza da faixa de areia de trecho da praia de Cabo Branco, é comum encontrar vidro quebrado, palito de espetos e latinhas, o que pode causar cortes nos agentes e nas demais pessoas.

Separação dos materiais - A engenheira ambiental da Emlur, Giovana Formiga, ensina como fazer o correto descarte de vidros quebrados e materiais perfurocortantes. “Vidros quebrados, pregos, facas velhas ou palitos de churrasco, por exemplo, não devem ser descartados de forma avulsa. Devem ser enrolados em várias folhas de jornal ou revista, ou em papelão e presos com fita adesiva”, recomenda.

Outra alternativa é colocar os resíduos em uma garrafa pet. “É preciso cortar a garrafa ao meio e fechar com fita adesiva”, afirma Giovana Formiga. A engenheira ambiental destaca que materiais de saúde, como seringas, devem ser descartados da mesma maneira, mas, destinados às unidades de saúde ou aos locais onde foram adquiridos. Tais resíduos não devem ser colocados junto aos resíduos domiciliares.

A moradora do bairro Costa e Silva, Josefa Deodata, faz o descarte corretamente. Ela conta que separa os resíduos por tipo de material e tem cuidado com os materiais de vidro. “Eu corto uma garrafa pet e coloco o vidro quebrado dentro, fechando com uma fita adesiva. Da mesma forma, eu separo o que é plástico e os restos de comida”, revela.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.