Ads Top

Prefeitura de Cabedelo promove workshop sobre atuação em segurança pública para Guarda Civil Metropolitana

 


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Segurança Municipal, promoveu, nesta quinta-feira (07), o workshop "O papel do agente de segurança enquanto promotor dos direitos humanos".


A iniciativa aconteceu em parceria com o Serviço Pastoral de Migrantes do Nordeste (SPM-NE) e teve como ministrante o procurador do Ministério Público Federal (MPF), José Godoy Bezerra de Souza.


Voltado para os profissionais da segurança do município, o evento, no Teatro Santa Catarina, marcou a conclusão do Curso de Práticas Restaurativas, Mediação de Conflitos e Cultura de Paz, que foi promovido pelas Secretarias de Educação e Segurança, em parceria com a Ong SPM-NE, com o objetivo de fomentar a discussão para a conscientização dos profissionais quanto ao seu papel de promotores da cultura de paz.


Na ocasião, também ocorreu a entrega de certificados para aproximadamente 100 profissionais de segurança que concluíram o curso, dentre eles, estavam guardas metropolitanos e servidores municipais das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.


A primeira-dama Daniella Ronconi participou da solenidade representando o prefeito Vitor Hugo Castelliano. A madrinha da Guarda Metropolitana de Cabedelo, em seu pronunciamento, ressaltou a importância de fortalecer o aprendizado da cultura de paz e valores éticos nas escolas do município.


"As leis sobre os direitos humanos foram justamente criadas para pacificação de conflitos e nisso, como agentes públicos, precisamos estar engajados. Importante que se discuta sempre sobre valores morais, porque atualmente vivemos diante de uma crise ética e moral, em que as pessoas enaltecem comportamentos deturpados, principalmente nas redes sociais. Por isso que precisamos, cada vez mais, fazer um forte trabalho educativo e formativo em crianças e adolescentes com foco no amanhã", frisou Daniella.


O secretário de Segurança Municipal e comandante da Guarda Metropolitana, Magalhães Lourenço, falou sobre a importância do curso, em especial para os guardas municipais.


"Essa temática me faz viajar no tempo e lembrar a época de estudante, em que o pensamento de protagonismo e mudança era pujante. Continuo até hoje acreditando nisso, mas com uma visão diferente, me baseando em iniciativas como a deste curso que trabalha a mudança individualmente em prol do coletivo. Somos promotores de uma cultura de paz e não podemos deixar de assumir esse papel de protagonismo. Nos tempos de hoje é vergonhoso ainda existirem guerras com pessoas que estão se matando pelo propósito de outras. O nosso curso fecha um ciclo, mas já estamos vislumbrando a abertura de novas turmas. Espero que tenha sido proveitoso pra todos", destacou o secretário.


Presenças - Além dos cursistas e autoridades supracitadas, o evento contou com a participação do representantes da Câmara Municipal de Cabedelo, vereador Márcio Silva; do coordenador da UPS do bairro Mário Andreazza em Bayeux-PB, capitão Alexsandro de Souza ; do comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, Vitor Freire; e da educadora Anny Suellen representante do SPM-NE.


Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.