Ads Top

Cabedelo encerra programação do Conexão Teatro e Dança com apresentações no Teatro Santa Catarina

 


Desde abril, Cabedelo foi palco do que de melhor tem o teatro e a dança local, através do projeto Conexão Teatro e Dança, produzido pela Secretaria de Cultura (Secult).

As atividades foram encerradas nessa quarta-feira (18), no Teatro Santa Catarina, com a apresentação do espetáculo resultado da formação em dança feita pelo diretor artístico do Estúdio Movimento em Foco/SP Lucas Mendes com a Escola de Dança e Coletivos do Município; da Cia Municipal de Dança de João Pessoa; do Centro de Movimento Saltarello; e do Espaço das Artes Jazz e Cia.

Desde o mês de abril, o Conexão Teatro e Dança Cabedelo possibilitou diálogos culturais sobre memórias da arte da Dança e do Teatro local, através da realização de bates papos, performances e aulas remotas. Foram 45 dias de atividades, engajando cerca de 2.500 expectadores presenciais e mais de 15 mil nas redes sociais.

A iniciativa reuniu artistas convidados, entrevistas, e apresentações de espetáculos, possibilitando a ampliação e abertura de novos diálogos sobre a importância da preservação e da salvaguarda da memória cultural da cidade, bem como a história da arte da dança e do teatro para a cultura de Cabedelo. Ao todo, foram 15 coletivos culturais, mais de 300 artistas locais e de Estados como Ceará e São Paulo.

O encerramento do projeto contou com a presença do prefeito Vitor Hugo, que enalteceu a nova cena cultural que vem sendo construída em Cabedelo.

"É muito gratificante ver o Conexão Teatro e Dança acontecer. Lembro minha época de estudante, em que tive a oportunidade de participar de um projeto de teatro musical semelhante a esse e fico muito feliz de relembrar comemorando o que vem sendo realizado aqui. Em Cabedelo temos muitos artistas capacitados e prontos para alçar voos maiores, e isso me traz muita satisfação porque sei o quão é difícil fazer arte e investir neste segmento. Enquanto eu estiver gestor darei o meu máximo para prestigiar essa categoria. Em primeira mão, inclusive, quero anunciar que estarei empenhado em construir um grande Centro de Convenções com um teatro belíssimo, moderno e adequado para receber todos os nossos artistas. Isso será motivo de muito orgulho para os cabedelenses", destacou Vitor.

“O Conexão Teatro e Dança atendeu e superou as nossas expectativas e, no geral, desde a abertura do evento até o encerramento, tivemos um público presencial considerável com mais de 2 mil pessoas. Diante da promoção da cidade como intercâmbio cultural, o evento surge como mecanismo que propôs conectar os artistas locais com os de outros Municípios e Estados do Brasil”, pontuou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

No encerramento das atividades, foi apresentado o espetáculo resultado da formação em dança feita pelo diretor artístico do Estúdio Movimento em Foco/SP Lucas Mendes. O espetáculo apresentado no Teatro Santa Catarina foi resultado da formação de capacitação com as turmas da Escola de Dança Municipal e os Coletivos de Balé Popular, Balé Jovem e Cia Clássica, bem como o corpo docente da Escola.

“Para o encerramento, no teatro, pela primeira vez realizamos um grande encontro com os principais atores envolvidos na cena da dança na Paraíba. Estivemos com a nossa Escola de Dança Municipal - que é a primeira escola de dança pública do Estado da Paraíba; também contamos com dois estúdios de dança reconhecidos: Espaço de Artes Jazz e Cia e o Centro de Movimento Saltarello; a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa; e o Estúdio Movimento em Foco-SP. Além deles, tivemos a participação da Companhia Clássica Municipal, Companhia Jovem de Cabedelo, Balé Popular de Cabedelo e alunos do curso de teatro que está sendo realizado em Cabedelo. Foram mais de 80 artistas envolvidos”, enumerou Igobergh.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.