Ads Top

Missão do BID visita hospitais que receberão investimentos do Projeto Amar

 


A Missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que esteve por uma semana na Secretaria de Estado da Saúde (SES), visitou os hospitais Metropolitano e Arlinda Marques, nessa quarta-feira (11). As duas unidades de saúde receberão investimentos do Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Amar), que envolvem informatização, renovação do parque tecnológico, reforma e ampliação da estrutura física.

Para o Hospital Metropolitano, a previsão de investimento é em torno de 1 milhão e 100 mil dólares em equipamentos. A unidade será a primeira a ter o parque tecnológico renovado. Serão sete aparelhos adquiridos e entre eles o tomógrafo de 128 canais. Já no Arlinda Marques, além do implemento do maquinário, o serviço pediátrico também contará com reforma e ampliação de leitos com previsão de investimento de 3 milhões e 200 mil dólares.

O secretário executivo da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, destacou a importância dos investimentos do Projeto Amar na saúde pública paraibana e reforçou o compromisso da SES em dar celeridade às ações do investimento. “A nossa meta é a organização da rede. O propósito do projeto é o fortalecimento e isto já está incorporado no nosso plano de governo. Certamente, o investimento do Projeto Amar vai trazer muitos benefícios para a saúde pública da Paraíba”, pontuou.

Durante esta semana, os representantes do BID dialogaram com a SES sobre a gestão do projeto e as ações que já estão sendo executadas. O chefe de equipe do banco para esta iniciativa, Francisco Ochoa, elogiou a condução das atividades do Projeto Amar e a celeridade na tomada de decisão quando há algum obstáculo.

A coordenadora geral do Projeto Amar, Rosa Márcia França, explica que esta é uma missão de supervisão do banco e tem o intuito de fazer uma análise detalhada por componente de toda a iniciativa. “Estamos com importantes ações em andamento. A partir do segundo semestre, vamos iniciar as primeiras entregas, tanto com relação a equipamentos dos hospitais como o início de duas obras. A gente tem como proposta também do projeto fazer um novo desembolso e alavancar as ações do projeto a partir de agora do final de maio”, completou.

O Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Amar) é um investimento que visa o fortalecimento da ação do SUS na Paraíba e a consolidação das Redes Integradas na Atenção à Saúde. O contrato foi assinado em 2020, no valor de US$ 45 milhões para execução. O Governo do Estado também investirá recursos próprios, com a destinação de US$ 11 milhões de contrapartida.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.