Ads Top

Moradores do Residencial Vista Alegre aproveitam dia de serviços e ações educativas ofertados pela Prefeitura

 


Sine itinerante, plantio e distribuição de mudas de árvores nativas, limpeza e roço nas calçadas e ruas, ações de educação ambiental. Esses foram alguns dos serviços ofertados pelas equipes da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, durante toda a manhã desta quinta-feira (12), para os moradores do Residencial Vista Alegre I e II, no Colinas do Sul.

Na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Deputada Lúcia Braga, que fica na frente ao Residencial Vista Alegre, foi feito o plantio de mudas de árvores nativas pelas equipes do Viveiro Florestal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Em aproximadamente três anos, as árvores estarão no tamanho suficiente para deixar a frente da Escola sombreada, com temperaturas mais amenas na área. A equipe da Educação Ambiental da secretaria ministrou uma oficina de apresentação da fauna para os estudantes, utilizando mostra de animais taxidermizados (animais empalhados).

De acordo com Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do Programa João Pessoa Sustentável, “a ideia é levar para esses conjuntos habitacionais uma proposta de requalificação na área ambiental, na área de trabalho e renda, ou seja, políticas públicas de forma geral”, afirmou.

Os técnicos da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) retiraram o mato das ruas e pintaram o meio-fio, numa grande ação de zeladoria. Os músicos do grupo Baticumlata, que integram a equipe de Educação Ambiental da Emlur, animaram o evento, apresentando versões de músicas com as letras adaptadas para falar sobre o trabalho da limpeza urbana.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) levou as equipes do Sine itinerante, cadastrando moradores para vagas de emprego e encaminhamentos para processos seletivos. A moradora Janaína da Silva falou que “a ação dá uma dinâmica à comunidade. E que é preciso cuidar da natureza para viver em um mundo melhor”, destacou.

O secretário executivo de Habitação (Semhab), José Hildeberto de Lucena, destacou a importância da ação. “O evento mostra como é importante a intersetorialidade na Prefeitura, com o envolvimento de várias secretarias. É o zelo, a zeladoria, o cuidado da gestão em toda João Pessoa. A ação de hoje é um exemplo dessa ação, em um dos residenciais mais populosos da cidade, com quase 5 mil moradores, e que são beneficiados com os serviços da Prefeitura. Têm ações culturais, ambientais, de geração de emprego e renda com as equipes do Sine. Serviços ofertados na porta de casa. Estamos cuidando das pessoas e da cidade”, observou.

Parceiros - A ação do Programa João Pessoa Sustentável contou com a participação da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). O evento também teve o apoio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Programa João Pessoa Sustentável – É orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra metade é garantida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de contrapartida com os conjuntos Vista Alegre, Saturnino de Brito, Colinas do Gramame e São José. O programa é focado na redução das desigualdades sociais e na modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e gestão, e deve ser executado até 2024.

Foto: Kleide Teixeira.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.