Ads Top

Cabedelo apresenta Musical Viva a Nau Catarineta, com texto de Altimar Pimentel, no Teatro Santa Catarina

 


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), apresenta, nestes dias 29 e 30, no Teatro Santa Catarina, o espetáculo “O Musical Viva a Nau Catarineta”.

A peça será encenada a partir das 20h, no Teatro Santa Catarina. A entrada será gratuita, mas os ingressos serão distribuídos conforme ordem de chegada, a partir das 19h, na portaria do Teatro.

A montagem do espetáculo é resultado do processo formativo em teatro desenvolvido pela Secult e tem aproximadamente 70 minutos de duração, com a participação de 10 atores/atrizes e 4 músicos; Direção Geral de Paulo Vieira; e Assistência de Direção de Tony Silva.

O Processo de montagem foi realizado durante três meses, no Teatro Santa Catarina e no Centro Cultural Mestre Benedito, onde os atores/atrizes participaram de aulas de técnica vocal, treinamento corporal e dança.

O curso tem como foco a capacitação e formação técnica de artistas profissionais e amadores do teatro em Cabedelo. Seu plano pedagógico foi desenvolvido pela Secult, com a consultoria do Professor Doutor Paulo Vieira. No espetáculo/aula, os alunos/atores puderam vivenciar/estudar a experiência de cantar, dançar e atuar, realizando um estudo integrado de corpo em estado de poesia teatral.

 “O Programa Municipal de Teatro tem seus princípios estabelecidos na arte dramática, entendendo-a como uma área de conhecimento, propondo estimular a formação de pessoas através da Inteligência Criativa, pautada na diversidade, nos aspectos éticos e estéticos da região. Dessa maneira, o Curso Preparatório de Teatro de Cabedelo compreende o artista do teatro como parte e produtor da arte e da cultura locais”, detalha o secretário de Cultura, Igobergh de Cabedelo.

“Viva a Nau Catarineta” é uma obra escrita pelo Dramaturgo Altimar Pimentel. A obra resgata e enaltece a tradição nascida nas narrativas populares. Musical inspirado em um dos mais famosos e anônimos poemas da língua portuguesa, o “Nau Catarineta”, relata um episódio épico das desventuras dos tripulantes durante as longas travessias das missões marítimas do período de colonização do Brasil e da expansão das rotas comerciais da Europa.

O musical traz na sua linguagem poética vários traços presentes na “brasilidade” da cultura nordestina, transformando a atmosfera cênica em uma representação trágico-cômico, marcada pelo clima festeiro e pelas cores e ritmos que caracterizam as manifestações populares do país.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.