Ads Top

Cabedelo oferece acompanhamento odontológico a gestantes atendidas pela rede de Atenção Básica do Município

 


Assistência odontológica de qualidade às gestantes atendidas pela rede pública de Atenção Básica. É o que a Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria de Saúde (Sescab) oferece através das Equipes de Saúde Bucal das 22 Unidades Básicas de Saúde.

A iniciativa garante às futuras mamães a prática de cuidado de promoção, prevenção e curativas desenvolvidas pelo pré-natal odontológico. As gestantes recebem assistência odontológica de forma oportuna e crescente, com estratégias eficientes que contribuem significativamente com a qualidade de saúde materno-infantil.

            Segundo o Ministério da Saúde, a falta de cuidado com a saúde bucal da gestante pode resultar em desfechos trágicos, como parto prematuro, baixo peso ao nascer e comprometimento sistêmico por infecções.

O acesso das gestantes acontece na própria Unidade Básica de Saúde e é facilitado pelo acolhimento e comunicação de toda a Equipe de Saúde com todos os atores envolvidos no processo de trabalho, objetivando a qualidade da assistência ao pré-natal e ao atendimento odontológico.

“Mesmo no contexto da Pandemia houve um crescimento de 31% na proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado, e um aumento de 131,2% nos atendimentos de Primeira Consulta Odontológica Programática no período compreendido entre janeiro de 2020 a janeiro de 2022. O intuito de traçar um plano de tratamento preventivo-terapêutico para gestantes é evita um quadro agudo que culmine em necessidades terapêuticas mais complexas. Esse indicador de Saúde de acesso das gestantes ao atendimento odontológico vem aumentando a cada quadrimestre de avaliação do Ministério da Saúde, comprovando o cuidado integral a esse grupo prioritário nas ações de Saúde executadas pela rede de Atenção Básica de todas as Equipes de Saúde Bucal do município de Cabedelo”, destacou a  Coordenadora de Saúde Bucal de Cabedelo, Maria Auxiliadora Gomes do Nascimento.

Edna Duarte é moradora e usuária do serviço na USF Portal do Poço. Ela não tinha conhecimento da assistência e se surpreendeu com a qualidade do atendimento e a importância de se manter uma saúde bucal durante a gestação.

“Estou na primeira gestação e procurei a USF para realizar meu pré-natal. Quando cheguei para o 1º atendimento, fui muito bem acolhida por toda a equipe e fiquei surpresa ao saber que também poderia ter atendimento odontológico durante meu pré-natal. Eu não tinha conhecimento da importância de todo esse acompanhamento. Me sinto muito lisonjeada por poder usufruir desse serviço de forma segura e gratuita em Cabedelo”, disse.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.