Ads Top

Semam está cadastrando protetores independentes de animais



Com o objetivo de criar uma rede de contatos e fortalecer a ação de proteção e cuidados, a Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de João Pessoa, está cadastrando protetores de animais que são independentes, que não têm vínculos com instituições e organizações não-governamentais.

Aproximadamente 200 protetores serão cadastrados, em diversos bairros de João Pessoa. Durante a visita às casas das pessoas, o coordenador de Bem-Estar Animal da Semam, Ítalo Oliveira, preenche uma ficha com dados sobre o protetor, com nome completo, ocupação, endereço, telefone de contato, quantos animais têm resgatado, se estão castrados e como tem feito para conseguir atendimento médico veterinário.

Ítalo Oliveira destacou que é muito importante apoiar os protetores de animais com ações efetivas. “São eles que e cuidam e salvam vidas, oferecendo qualidade de vida para animais que são abandonados de maneira irresponsável. Esse trabalho merece toda a atenção do poder público e é isso que estamos fazendo”, concluiu.

Com essas informações a Semam vai formatar um banco de dados e criar uma lista de transmissão para que os protetores sejam informados sobre ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal, como eventos de adoção, de castração e ainda estimular os contatos entre protetores e médicos veterinários, para que os protetores tenham acesso a serviços com preços mais baratos e até mesmo ações voluntárias.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que essa é uma ação da política ambiental da Prefeitura. “Quando cuidamos dos animais estamos cuidando também das pessoas – animais saudáveis não transmitem doenças. Estamos trabalhando para que todos tenham qualidade de vida, para que todos possam desfrutar de um ambiente saudável”, concluiu.

Aline Mendes da Silva é dona de casa e mora no Rangel. Ela tem 12 gatos resgatados, sendo cinco fêmeas e sete machos. “Não tenho nem memória de quando comecei a resgatar os bichinhos. Eu resgato das ruas, alimento, quando posso faço a castração e em seguida procuro alguém que queira adotar. Não é fácil, eu só tenho apoio de uma colega aqui da rua. Essa iniciativa da Prefeitura é muito importante porque são poucas pessoas que nos apoiam”, concluiu.

Foto: Dayse Euzébio.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.