Ads Top

Hospital de Trauma de João Pessoa passa a realizar cirurgia de catarata pelo programa Opera Paraíba

 


O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, começou a realizar, desde o início deste mês de julho, cirurgias de catarata por meio do programa Opera Paraíba. Em uma semana, a unidade de saúde realizou 37 cirurgias e a meta é realizar 50 por semana.
 
 De acordo com o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, o serviço, que é gratuito, será contínuo.  “Esse programa será permanente para atender a toda população da Paraíba. A cirurgia de catarata é de grande valia para o cidadão, e aqui nós contamos com uma das equipes de oftalmologistas mais experientes do estado, passando a somar junto com as demais cirurgias que já vem ocorrendo pelo Opera Paraíba no Hospital de Trauma: cirurgias de coluna, vascular, ortopédica, neurocirurgia e abdominal”, ressaltou.
 
O coordenador de Oftalmologia do hospital, Eduardo Henrique Guerra, explica que antes de realizar a intervenção é preciso o usuário ir previamente ao hospital para passar por uma avaliação especializada e realizar exames. “Inicialmente, o usuário virá ao Hospital de Trauma para fazer exames pré-operatórios e verificar qual será a sua lente intraocular, que irá substituir o seu cristalino. E no máximo em 15 dias, a cirurgia será realizada, de apenas um olho. Ele sairá do hospital com toda orientação para operação do segundo olho e ainda terá acompanhamento no Ambulatório de Traumatologia da Paraíba (ATP)”, frisou.
 
A costureira Cristina Albuquerque, de 67 anos, passou pela cirurgia oftalmológica recentemente. Ela não conseguia trabalhar mais por causa da vista embaçada e esperava ansiosa em poder melhorar a visão. “Estou muito feliz em fazer essa cirurgia. Estava me sentindo deprimida por não poder fazer o que mais gostava, que é costurar. Amei o atendimento, foi muito rápido, quero só agradecer a toda equipe”, contou.
 
Para o cidadão ter acesso ao programa é preciso se cadastrar no endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br de qualquer lugar do Estado, possuir um documento de identificação oficial, comprovante de residência e cartão do SUS. Caso não possua o cartão do SUS, é possível confeccionar na própria unidade hospitalar. Além do Hospital de Trauma de João Pessoa, as cirurgias de catarata também acontecem em mais 14 unidades hospitalares da gestão estadual.

Foto: Reprodução Google.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.