Ads Top

Cabedelo passa a oferecer inserção gratuita do DIU de Cobre a usuárias do SUS

 


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde de Cabedelo, em uma ação intersetorial entre Unidades de Saúde da Família, Policlínica e Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, está implantando no município o protocolo para inserção do DIU de cobre, um método contraceptivo seguro e livre de hormônios.

A oferta desse método contraceptivo na rede municipal de saúde visa beneficiar mulheres em idade reprodutiva que desejam fazer uso de um método reversível e de longa duração, bem como mulheres no pós-parto imediato, que podem sair da maternidade já com o DIU inserido, evitando novas gestações não planejadas.

As mulheres que desejam usar o DIU de cobre devem procurar a Unidade de Saúde da Família de referência do seu bairro, passar por consulta com médico ou enfermeiro para dar seguimento ao protocolo.

De acordo com a avaliação médica, será dado encaminhamento ao ginecologista da Policlínica ou Planejamento Familiar na maternidade para avaliação e posterior inserção. O acompanhamento de rotina após colocação também está garantido dentro da rede de atenção à Saúde de Cabedelo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3250.3280.

Sobre o Diu – O DIU de cobre, também conhecido como DIU não-hormonal, é um tipo de método anticoncepcional muito eficaz, que é inserido no interior do útero e que evita uma possível gravidez, tendo um efeito que pode durar até 10 anos.

Foto: Rodrigo Nunes.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.